O município de Paudalho será palco de uma experiência inédita na região, fruto da organização dos Catadores locais. Hoje, dia 5, está sendo realizada a 1º Venda Coletiva dos Catadores e Catadoras, no lixão de Paudalho. A atividade tem o objetivo de promover, de forma coletiva, a comercialização de materiais reciclados por esses catadores que antes trabalhavam isoladamente.
A atividade é organizada pela Diocese de Nazaré da Mata, com o apoio da Associação de Reciclagem de Olinda (Aro), Cáritas e Comissão Pastoral da Terra (CPT). A experiência é fruto de um trabalho, que já existe há cinco meses, de organização e formação dos catadores em conjunto com a Diocese. O trabalho visa potencializar a organização dos catadores para a luta pelos seus direitos e em defesa do meio ambiente. Na ocasião, o Bispo diocesano Dom Severino estará presente para saudar os participantes.
Organização na cidade e no campo - Grande parte das famílias que hoje vivem e trabalham nas periferias dos municípios possuem um histórico de expulsão do campo. Nos últimos 20 anos, foram mais de 150 mil trabalhadores que perderam seus empregos na zona canavieira. No Estado, o modelo do agronegócio baseado principalmente no monocultivo da cana de açúcar, empurra centenas de famílias todos os anos para a periferia das cidades. “É importante que as famílias busquem alternativas para se organizar na cidade, como também é importante a organização dos trabalhadores para a volta pro campo, através da luta por Reforma Agrária”, comenta Plácido Júnior, da CPT.