Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra lançou hoje (17) pela manhã, no Recife, o livro Conflitos no Campo – Brasil 2007. A atividade aconteceu no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Nordeste II e contou com a participação de dezenas de entidades e movimentos sociais urbanos e de luta pela terra. A obra Conflitos no Campo apresenta os dados sobre a violência e os conflitos agrários em todo o território nacional, traçando um panorama sobre a atual condição da luta pela terra no Brasil.

Na ocasião, Padre Hermínio, coordenador da CPT Nordeste II e Plácido Junior, também da CPT, fizeram uma apresentação e avaliação dos dados contidos na publicação. Em Pernambuco, um dos fatores analisados foi o aumento das manifestações que ocorreram no estado. Em 2006, foram registradas 52 manifestações, este número praticamente duplicou em 2007, chegando a 101 manifestações registradas. O aumento do número de prisões também foi destaque no estado, em 2006 foram registradas nove prisões, mas em 2007, esse número subiu para 20. Também foram destaques em Pernambuco, os casos de ameaças de despejo e expulsão, que ano passado chegou a atingir mais de 2.500 famílias.

Avaliações dos conflitos no campo a nível nacional também foram feitas pelos coordenadores da CPT. Segundo o Padre Hermínio, novos protagonistas se destacaram na luta pela terra em 2007, a exemplo da resistência das comunidades tradicionais frente ao agro-hidronegócio, como as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. O livro aponta ainda a expansão do setor sucroalcooleiro como a principal causa do aumento da exploração do trabalho, já que 53% das libertações de trabalhadores em situação degradante ou análoga ao trabalho escravo, em 2007, ocorreram em usinas de cana-de-açúcar.

Outro diagnóstico feito por Hermínio foi que, apesar de o número de conflitos pela terra ter mostrado uma pequena redução, os casos de famílias expulsas pelo poder privado teve um aumento de 140% em todo o país, o que demonstra que a violência segue dominando o campo no Brasil.

Ainda segundo os dados do livro, aproximadamente 70% dos assentamentos registrados entre 2003 e 2006 aconteceram na Amazônia, onde há apenas 12,2% dos acampamentos de famílias sem terra. Para Plácido Junior, da CPT Pernambuco, esses dados mostram que o governo adota uma política de reforma agrária que vai exatamente na contramão das reais demandas colocadas pelos movimentos sociais do campo. Para o Padre Hermínio, apesar dos dados desanimadores sobre a situação da violência no campo no país, o lançamento do livro representa um momento importante na luta pela terra e pelos direitos humanos no Brasil, “onde tem conflito de terra, tem vida e resistência do campesinato” afirma. Ainda na ocasião, foi apresentada uma versão popular do Relatório de Conflitos em forma de Cordel, escrita pelo agricultor cearense Alfredo de Abreu Paz.

Veja as tabelas

Setor de Comunicação CPT PE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br