Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra faz amanhã (17) o lançamento estadual do livro Conflitos no Campo Brasil 2007, publicação que traz dados sobre conflitos e violações de direitos humanos relacionados à luta pela terra e água no país. O lançamento acontece a partir das 10h no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB regional NE 2, que fica na Rua Dom Bosco, Nº 908.

Dentre os dados que serão apresentados amanhã, os relacionados ao estado de Pernambuco terão destaque. O estado é o terceiro no país em números de ocupações, continua entre as cinco maiores áreas de conflitos no campo e teve um significativo aumento no número de prisões e de manifestações. No ano de 2007, o estado com o maior número de ocupações foi São Paulo, com 75, seguido de Alagoas, com 44, e de Pernambuco com 41.

Foram assassinadas no ano passado 28 pessoas em conflitos pela terra, número menor que em 2006, quando foram registrados 39 assassinatos. Contudo este tipo de crime está mais pulverizado, enquanto em 2006 os crimes aconteceram em oito estados, em 2007 eles foram registrados em 14. Para a CPT, isto mostra que a violência segue a lógica do agronegócio e se espraia pelo Brasil, dominando novos espaços.

Entre os enfoques do relatório de 2007 estão os conflitos trabalhistas, com destaque para a superexploração e a escravização dos cortadores de cana, diante do avanço da agroenergia, principalmente, do etanol. O documento aponta ainda a expansão do setor sucroalcooleiro como a principal causa do aumento da exploração do trabalho, visto que 53% das libertações de trabalhadores em situação degradante ou análoga ao trabalho escravo, no ano passado, ocorreram em usinas de cana-de-açúcar.

Vão participar do lançamento do livro trabalhadores e trabalhadoras rurais, movimentos e organizações sociais, Universidades e Igrejas. A CPT faz o registro dos dados com o objetivo de denunciar os conflitos e a violência a que são submetidos os trabalhadores e trabalhadoras rurais. A publicação Conflitos no Campo Brasil está em sua 23ª edição.

Conflitos no Campo Brasil 2007

O livro é dividido em cinco temáticas: conflitos por terra, conflitos pela água, conflitos trabalhistas, violência contra a pessoa, e manifestações. Também estão disponíveis na publicação notas e documentos publicados pela CPT durante o ano 2007 e a análises dos dados feitas por professores como Carlos Walter Porto Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense, Maria Aparecida de Moraes Silva e Bernardo Mançano Fernandes, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A obra Conflitos no Campo Brasil foi editada pela primeira vez em 1985 e, desde então, tem sido referência entre as entidades e movimentos do campo, no meio acadêmico, entre organismos internacionais, órgãos governamentais e a imprensa. Em 2002, a obra foi reconhecida como publicação científica pelo Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT). Junto com o lançamento deste relatório será lançada uma versão popular da obra em forma de cordel, escrita pelo agricultor cearense Alfredo de Abreu Paz.

Veja as tabelas

Mais informações: Mariana Martins (81) 99133293 Renata Albuquerque (81) 92542212

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br