O 5° Seminário de Agroecologia e o 1° Seminário Nacional das Mudanças Climáticas e os Impactos na Produção de Alimentos acontecem nesta terça-feira (19), no Centro de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita. A organização é uma parceria da Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita, Emater/RS, Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan) e Terra Livre.
Redação
Brasil de Fato
Segundo os organizadores, em meio as catástrofes climáticas que atingiram a região no final de 2023 e causaram estragos na produção do arroz agroecológico e hortas orgânicas, ao invés de realizar a Festa da Colheita do Arroz Agroecológico se pensou o Seminário para discutir estes temas tão importantes para a soberania alimentar do país.
Segundo Álvaro Delatorre, do setor de certificação do MST, as pesquisas apontam que, a cada 10 catástrofes que aconteceram no Brasil, quatro acometeram o Rio Grande do Sul. “Então somos um estado que precisa debater a necessidade de o governo estadual adotar um plano de emergência climática. O Seminário vem para debatermos sobre todos os impactos.”
“Desejamos que o Seminário sirva para fazer um grande debate sobre o assunto, reunindo representantes de vários segmentos. Esperamos tirar dali as linhas e diretrizes para poder visualizar o futuro e pautar o fortalecimento da agricultura, da produção e do projeto de agroecologia”, reforça Celso Alves da Silva, da coordenação do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico.
Confira a programação
8h30 – Recepção e Credenciamento
9h – Mística
9h20 – Abertura do Seminário (saudação do Prefeito Municipal e entidades organizadoras)
9h30h – Painel “Mudanças Climática e os Impactos na Produção de Alimentos”
– Marina Ramos Dermann, Conselho Nacional de Direitos Humanos: Dossiê dos Impactos das Enchentes;
– Andrei Cornetta, Professor Unesp/Ourinhos;
– Bárbara Loureiro, Direção Nacional do MST – Plano Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis.
12h30 – Almoço
14h – Painel “Consequências do uso de agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente”
– Fernando Carneiro, Pesquisador da Fiocruz e membro do GT de Saúde e Ambiente da Abrasco;
– Leonardo Melgarejo, Eng. Agrônomo, membro do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
16h30 – Ato Solene de Encerramento do Seminário
Edição: Katia Marko