Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Em solidariedade à Carta Maior, veículo de comunicação que vem prestando um importante serviço à sociedade brasileira, mostrando um jornalismo crítico e diferenciado das grandes empresas de comunicação, pedimos que tod@s leiam os editoriais abaixo e se associem a agencia como forma de mantê-los em plena atividade.

Assim como todos os veículos que se propõe diferente da lógica desqualificada do mercado, a Agência Carta Maior vem passando por dificuldades financeiras e corre o risco de encerrar seus trabalhos. Certo de que veículos como este são de fundamental importância para construção de uma sociedade mais democrática, visto que a comunicação ocupa um papel cada vez mais estratégico na disputa das idéias na sociedade, a CPT NE2 faz questão de expressar sua opinião e reafirmar a necessidade de manter esta Agência no ar.

Editorial 1

Às leitoras e aos leitores

Carta Maior vem passando por uma série de dificuldades financeiras desde dezembro de 2006, que agora começam a se refletir em problemas técnicos e operacionais. Por esta razão não temos conseguido manter a atualização da página na velocidade desejável para um veículo de comunicação desta natureza, e de acordo com nossa tradição.

O fechamento da Carta Maior é iminente. Ainda assim, continuamos honrando nosso compromisso de produção democrática de uma informação rigorosa e independente, respeitando o ponto de vista dos colaboradores, sempre colocando em debate temas relevantes para fazer a sociedade brasileira mais equânime e mais democrática.

Estamos fazendo todos os esforços para que essas dificuldades não levem ao encerramento de um trabalho que desde 2001 criou um espaço dos mais relevantes na imprensa brasileira que luta por uma sociedade mais justa. Esperamos que essas dificuldades sejam passageiras, e contamos com a compreensão dos leitores e leitoras que nos acompanharam até aqui.

Em nome da redação,

Flávio Aguiar

Editor-Chefe

Editorial - 2

Às leitoras e aos leitores

Nosso editorial de 26/03/2007 deflagrou uma verdadeira corrente de manifestações em torno da possibilidade do fechamento da Carta Maior. Foi muito emocionante constatarmos que a unanimidade dessas manifestações repudiava a possibilidade desse fechamento, argumentando que ele seria uma grande perda para a imprensa brasileira que tem compromisso com a construção de um espírito público na informação e com a luta pela construção de uma sociedade mais justa do que a que temos hoje.

Vieram manifestações sob a forma de cartas de leitores, em blogues, e também em cartas privadas dirigidas aos jornalistas de Carta Maior, e o conteúdo de cada uma era também um verdadeiro manifesto por Continuarmos nessa luta, que compartilhamos com todas aquelas pessoas e outros veículos de comunicação comprometidos com uma imprensa de fato independente.

Queremos responder ao conjunto de leitores que nossa luta não está encerrada. Estamos fazendo todos os esforços possíveis para manter a Carta Maior em funcionamento, e vamos continuar essa tentativa até o último limite.

O conjunto de manifestações colocava a questão de como os leitores podem ajudar-nos nessa luta por manter Carta Maior. No momento, almejamos que essa disposição se concretize pela mais ampla divulgação tanto de nossa crise quanto de nossa disposição de luta, deflagrando novas manifestações sobre ela. Recentemente na vida brasileira, durante as últimas eleições nacionais, a divulgação de informações pelos caminhos da internet mostrou seu alcance e potencial. Esse é o nosso caminho: a ampliação dos espaços abertos de debate sobre temas relevantes para a democratização da sociedade brasileira.

Agradecemos mais uma vez o apoio recebido, e continuamos nossa luta.

Pela redação

Flávio Aguiar

Editor Chefe

EDITORIAL - 3

Às leitoras e aos leitores

Carta Maior

Nas centenas de respostas solidárias que recebemos desde o anúncio da possibilidade de nosso fechamento, lê-se a disposição de ajudar concretamente a Carta Maior. Há propostas que generosamente falam em doações de dinheiro. Agradecemos estas manifestações calorosas que atestam não só a preocupação pela Carta Maior, mas também pela necessidade de se democratizar a comunicação na sociedade brasileira.

Temos duas propostas sobre esta ajuda concreta. Em primeiro lugar, é inegável que a divulgação de nossa precariedade financeira gerou uma repercussão de monta entre os leitores não só da Carta Maior, mas de toda a imprensa alternativa àquela das grandes corporações. Acrescer esta repercussão é fundamental para ajudar a Carta Maior e a democratizar a comunicação no Brasil. Ou seja: solicitamos aos leitores que divulguem os editoriais da Carta Maior, que escrevam seus comentários e os enviem para nós, e que peçam a seus colegas, amigos, companheiros e companheiras de redes, blogues, faculdades, de trabalho, de escola etc. que também o façam. Isso é fundamental.

Em segundo lugar, é fundamental inscrever-se no nosso cadastro. Na página principal da Carta Maior, os leitores encontrarão a pequena janela “Cadastro – clique aqui para se cadastrar”. Os que assim procederem e preencherem os dados necessários estarão se cadastrando para receber o boletim diário da Carta Maior. Nossa página trabalha em sistema de “copyleft”, ou seja, todo o material nela divulgado é de domínio público, bastando reproduzi-lo corretamente, com a indicação da fonte e do autor. Mas o leitor cadastrado, que recebe o boletim, transforma-se num assinante da Carta Maior, recebendo em seu endereço eletrônico a atualização da página assim que ela é feita. Atualmente temos 33.093 leitores cadastrados. Eles são a prova documentada da repercussão da página da Carta Maior.

É necessário multiplicar esse número, para que os responsáveis por agências, empresas e demais entidades que trabalham com publicidade ou patrocínio em relação a este tipo de veículo se dêem conta de sua importância. Assim, pedimos aos nossos leitores e leitoras que se cadastrem na página da Carta Maior, e que peçam a seus amigos, colegas, correligionários etc. que também o façam. Estamos dispostos inclusive a manter a informação exposta na página: “Carta Maior tem XXXXX leitores cadastrados”, atualizando-a diariamente. Isto é uma forma muito concreta de ajudar a Carta Maior a manter sua presença na imprensa brasileira, demonstrando sua ressonância e repercussão. Enquanto este movimento for feito, nós da Carta Maior continuaremos com nosso esforço para viabilizar a continuidade da página.

Mas a situação vivida por Carta Maior é a da maioria dos veículos de comunicação dessa imprensa alternativa, ou outro nome que se lhe queira dar. Portanto, uma forma de ajudar a todo esse conjunto absolutamente necessário para a democracia da nossa comunicação é debater essa questão, escrevendo a respeito, colocando-a em pauta nos sindicatos, partidos, organizações não governamentais, escolas, universidades, em todos os veículos que estiverem ao alcance dos leitores.

Mais uma vez agradecemos aos leitores e leitoras por todas essas manifestações de solidariedade militante com a causa de uma imprensa democrática, rigorosa e comprometida com a diminuição das imensas desigualdades que marcam nossa sociedade.

Pela Redação,

Flávio Aguiar

Editor Chefe

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br