Uma experiência de formação missionária e militante conduzida pela CPT Regional Nordeste 2 está em andamento no Sítio Café do Vento, município de Sobrado-PB. O local, onde o Padre José Comblin viveu parte de sua vida, é o cenário do curso que reúne jovens e agentes pastorais dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Setor de comunicação da CPT Nordeste 2
A experiência de formação faz referência ao Padre José Comblin não apenas pelo lugar onde é realizada, mas sobretudo pela inspiração no método pedagógico desenvolvido pelo teólogo e grande educador popular. Baseado na experiência de formação das Escolas de Comblin, os eixos que orientam os temas a serem estudados durante o curso são quatro: espiritualidade, bíblia, história da Igreja e estudos sociais. Além dos momentos de estudo, a experiência propicia momentos de oração comunitária e de convivência. O curso tem duração de quatro anos, e a cada ano são realizados quatro módulos de cinco dias.
Participam da formação cerca de vinte agentes pastorais, sobretudo os que assumiram o compromisso com o serviço da CPT recentemente. Isso porque um dos principais objetivos do processo de formação é a reflexão e o estudo sobre a missão e o serviço da Pastoral. Padre Hermínio Canova, da CPT NE2, ressalta que o intuito da experiência é promover uma “formação cristã, humana, política e teológica, envolvendo pessoas que trabalham junto às comunidades, como os/as agentes pastorais, militantes cristãos. É uma formação missionária para a sociedade e não para a Igreja. É como Comblin, que investiu na formação dos leigos e das leigas a serviço das comunidades e dos movimentos sociais". O espaço também acolhe lideranças de outras Pastorais e organismos da Igreja que comungam com a missão e o trabalho em defesa da vida e dos direitos das populações camponesas no Nordeste.
O próximo módulo do curso será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, com o tema: “a terra na Bíblia: as lutas e conquistas do povo de Deus”. Com essa etapa, encerra-se o primeiro ciclo de quatro anos da experiência piloto. A expectativa é que, em 2024, a CPT NE2 inicie uma nova turma e assim consolidar o processo de formação missionária e militante em defesa da vida dos povos do campo, das águas e das florestas.
Imagens: Equipe de CPT Guarabira - PB