Agentes pastorais da CPT NE2 realizaram, no dia 22 de junho, uma celebração em referência ao Dia Nacional de Formação, data que em 2023 marca o aniversário de 48 anos da CPT junto aos povos do campo, das águas e das florestas. Este ano, a celebração fez uma homenagem ao centenário de Dom Tomás Balduino, bispo emérito de Goiás e um dos fundadores da Pastoral, falecido em 2014, aos 91 anos.
Setor de comunicação da CPT NE2
A atividade envolveu agentes pastorais que participam do curso de formação realizado no Centro de Formação Missionária Padre José Comblin, no sítio Café do Vento, município de Sobrado-PB. Inspirados(as) na missão da CPT e na memória subversiva do Evangelho, os(as) agentes marcaram o momento com muita mística, reflexões e partilhas.
Na ocasião, foi realizado o estudo do texto "Dom Tomás: doutor da terra e do povo", escrito pelo agente pastoral Antônio Canuto. O testemunho de vida e a história de Dom Tomás se confundem com a história da CPT e da luta pela libertação da terra e dos povos do campo, das águas e das florestas nas últimas décadas no Brasil. Por essa razão, as reflexões sobre o exemplo de Dom Tomás foram feitas também por meio da partilha das lutas históricas e cotidianas dos povos em busca da Terra Sem Males. “Terra é mais do que terra”, afirmava o bispo dos injustiçados e injustiçadas no campo, porque terra é dignidade, justiça, igualdade, participação e solidariedade.
Dia Nacional de Formação – Realizado anualmente, o Dia Nacional de Formação ocorre em referência e em memória ao dia da criação da CPT - 22 de junho de 1975. A cada ano, um tema ligado à vida, à memória ou à luta dos povos do campo é escolhido para ser debatido pelos(as) agentes pastorais em todo o Brasil. A iniciativa é, portanto, um momento de aprofundamento da reflexão sobre a realidade desses povos e também uma celebração de suas lutas, caminhadas e resistências, as quais inspiram, ensinam e animam a CPT cotidianamente.
Confira algumas imagens: https://www.instagram.com/p/Ct_0WCyLlU0/
Créditos: Joseane Souza e Josimar Santos