Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos lançou, no dia 06 de dezembro, a publicação Direitos Humanos no Brasil 2022. A obra é publicada anualmente desde 2000 e reúne artigos e análises sobre o contexto de violações de direitos humanos fundamentais no país em diversas áreas como meio ambiente, Reforma Agrária, educação, saúde, trabalho, moradia, alimentação, entre outros temas. A edição de 2022 apresenta 29 artigos de 51 autoras e autores ligados(as) a organizações da sociedade civil, movimentos sociais e universidades do país. Neste ano, a publicação faz uma homenagem ao Padre Tiago Thorlby, agente pastoral histórico da CPT que fez sua passagem em abril de 2022.

Tiago contribuiu com a elaboração de diversas publicações e documentários produzidos pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, especialmente nas temáticas que envolveram trabalho escravo, luta pela Reforma Agrária e impacto dos agrocombustíveis. Algumas das produções marcantes são os documentários “Bagaço” e “Do bagaço à liberdade”, disponíveis no canal do Youtube da CPT NE2 e na página eletrônica da Rede Social.

De origem escocesa, padre Tiago chegou ao Recife (PE) em 1985, após trajetória pastoral de quase 20 anos em São Paulo (SP) e na região amazônica. Tiago Trovão - assim apelidado pelas famílias camponesas por sua contundência e intensa capacidade de ação junto às comunidades - participou de históricas lutas pela terra nos estados da CPT NE2. Com sua voz forte e fundamentada na justiça de Deus, padre Tiago, caminhou ao lado de comunidades sem-terra, posseiras, de pescadores tradicionais, quilombolas e assalariados(as) rurais no enfrentamento radical por Reforma Agrária e por vida digna no campo. Plantador de árvores, semeou a importância de preservar a natureza e animou o povo a criar raízes para permanecer na terra. Tiago fez a sua passagem aos 79 anos no dia 03 de abril de 2022.

 

Confira aqui a publicação Direitos Humanos no Brasil 2022.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br