Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 No dia 28 de novembro, próxima segunda-feira, a partir das 9h00, será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), uma sessão solene em homenagem ao centenário de Dom Tomás Balduino. A homenagem foi proposta pelo deputado Vicentinho, do PT.

Bispo fundador do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e da CPT, Dom Tomás fez sua páscoa em 2 de maio de 2014. Está “plantado” na Catedral da Cidade de Goiás (GO), diocese na qual atuou durante anos, tornando-se bispo emérito em 2 de dezembro de 1998.

No dia 31 de dezembro próximo, Dom Tomás completaria 100 anos. Seu legado segue vivo na luta dos povos do campo, das águas e das florestas, com quem caminhou junto e acompanhou suas agruras, até o final de seus dias.

A homenagem contará com a presença de:

1. Dom Jeová Elias – Bispo da Diocese de Goiás

2. Representante da CNBB

3. Representação do CIMI

3. Daniel Seidel – Secretário Executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP)

4. Isolete Wichinieski – Coordenadora Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

5. Frei Marcos Sassatelli, OP

6. Dona Nena (Irmã de Dom Tomás)

A programação do Ato inclui um momento de Entronização do Quadro de Dom Tomás ao Plenário Ulisses Guimaraes, que será feito pela Ir. Eliane Cordeiro de Souza, religiosa da Congregação das Mercedárias da Caridade e Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), bem como um momento místico que será realizado por representantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST) e a apresentação da herança profética de Dom Tomás, que ficará a cargo do monge Marcelo Barros.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br