Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Diretoria e coordenação executiva nacional da CPT divulgam Nota Pública em apoio à Campanha da Fraternidade Ecumênica e em repúdio às críticas contra a Pastora Romi Bencke. O documento destaca que "A Comissão Pastoral da Terra – CPT, organismo ligado à CNBB, de caráter ecumênico e filantrópico, associação de promoção e defesa de direitos sociais no campo, que desde seu início há 45 anos conta com participação de outras Igrejas Cristãs, apoia e se esforça para promover esta Campanha da Fraternidade Ecumênica". Confira:

Uma CAMPANHA significa somar forças de vários grupos, durante um tempo determinado, para alcançar um objetivo concreto.

A FRATERNIDADE é característica essencial do objetivo e da vivência dos discípulos de Jesus, que nos adotou a todos e todas como seus irmãos e suas irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai, nosso Criador, que – com e como Jesus – podemos chamar de “Abba”, “Pai amado”.

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE, anualmente, no período da Quaresma, já é tradição desde os anos 1960. Neste ano, 2021, ela é pela quinta vez ecumênica, assumida e preparada e realizada, não pela Comissão própria da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, mas pelo CONIC, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, do qual a CNBB é membro.

A Comissão Pastoral da Terra – CPT, organismo ligado à CNBB, de caráter ecumênico e filantrópico, associação de promoção e defesa de direitos sociais no campo, que desde seu início há 45 anos conta com participação de outras Igrejas Cristãs, apoia e se esforça para promover esta Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Repudiamos as críticas contra a Pastora Romi Bencke e a equipe do CONIC que elaborou o Texto Base da campanha, atacando-a até com espírito de ódio, ao contrário do que ela propõe – “Fraternidade e Diálogo - Compromisso de Amor”, tema caro ao Papa Francisco, que recentemente publicou sua carta encíclica, Fratelli Tutti, que convida cristãos no mundo todo à cultura do encontro, ao diálogo, frente aos grandes desafios enfrentados pela humanidade hoje.

Goiânia, 10 de fevereiro de 2021.

Diretoria e Coordenação Nacional da CPT