Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Festa da Macaxeira, realizada anualmente pela comunidade do Una, em Moreno (PE), ganhará um novo formato em 2021. Em razão da pandemia da Covid-19, a tradicional celebração com forró pé de serra dará lugar a ações de formação, com um ciclo de três palestras e três oficinas. A medida foi uma alternativa encontrada pelas famílias para evitar aglomerações e ao mesmo tempo manter o calendário de celebração da produção do alimento.

A primeira atividade já vai acontecer nesta quinta-feira (04), na Sede da Associação dos moradores e moradoras da comunidade. A partir das 8h, as famílias participarão da palestra “os desafios da produção da agricultura camponesa”, que contará com a facilitação de Benoni Codácio, da Comissão Pastoral da Terra. As demais palestras e oficinas serão divulgadas nas próximas semanas.

Comunidade é referência de produção de macaxeira na região: o alimento é um dos mais plantados pelas cerca de 70 famílias que vivem na comunidade. Da macaxeira, tudo é feito pelos agricultores e agricultoras do Una: beiju, farinha, tapioca, bolos, pães, cuscuz, goma, entre outras delícias. Para ampliar e fortalecer ainda mais o beneficiamento da macaxeira, uma casa de Farinha coletiva foi construída pelos moradores e moradoras, em 2018.

A comunidade decidiu organizar a Festa todos os anos para dar visibilidade à diversidade e à potência de sua produção, mas não é só isso. Esses camponeses e camponesas estão lutando pelo direito à terra em que vivem e trabalham há mais de 70 anos. Desde 2011 reivindicam ao Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) a desapropriação do imóvel. As terras são da antiga Usina Bulhões, que já tentou expulsar as famílias do local. Por isso, para os agricultores e agricultoras do Una, a festa da Macaxeira é uma forma de fortalecer a luta pelo acesso à terra, fazendo com que mais pessoas saibam da importância da comunidade, da agricultura camponesa e da Reforma Agrária. A festa da Macaxeira 2021 da comunidade do Una foi contemplada por edital com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.