Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

“Também sou teu povo Senhor e estou nesta estrada, somente a tua Graça me basta e mais nada”.

Na manhã do dia 12 de agosto, os/as participantes do Encontro Celebrativo em ação de Graças aos 30 anos da Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 fizeram a memória das Romarias realizadas ao longo das três décadas de atuação da Pastoral. Na ocasião, foi realizada uma caminhada pelos espaços do Seminário Arquidiocesano da Paraíba com os símbolos utilizados nas místicas das Romarias.

“Quem se une aos companheiros vence todo cativeiro, é feliz e tem a paz”. A memória permanece viva na vida dos lutadores e lutadoras do povo. A primeira Romaria da CPT foi realizada na Diocese de Bom Jesus da Lapa/BA e serviu de experiência para os demais estados, como, por exemplo, Pernambuco, onde passou a acontecer a Romaria dos Crucificados pela cana-de-açúcar.

Durante o momento, a equipe de agentes da CPT Alagoas também partilhou as experiências das Romarias já realizadas no estado. No resgate da história, foi explanado que a motivação inicial para a realização das Romarias nasceu da luta dos quilombolas na terra de Zumbi dos Palmares, no estado.

Assim como o povo de Deus no Antigo Testamento caminhou para a terra prometida, os trabalhadores e trabalhadoras de hoje caminham cantando alegremente “Já chegou a hora, tempo de alegria, festa dos pequenos nesta grande Romaria”, entusiasmados/as pela fé no Jesus Libertador e encorajados/as para as diversas lutas por melhores dias.

A Romaria da Terra é a ligação profunda da fé e da vida, que envolve toda uma mística com capacidade de transformação. O/A místico/a conhece a Deus por experiências, o/a místico/a transforma o ordinário em extraordinário. As Romarias da Terra são experiências místicas porque o povo caminha motivado por um objetivo.

Todo ser humano é um ser em caminho, e cada caminhada possui uma característica própria. “A Romaria da Terra é a cara da CPT” assim disse o Padre Hermínio Canova. Nas Romarias da Terra - grande liturgia nas estradas e onde o santuário passa a ser a terra - acontecem as denúncias contra os poderes opressores e o anúncio da Boa Nova. É a celebração do povo roceiro. Não tem um santo, mas tem uma causa.

Após ouvir diversos depoimentos, classificamos a Romaria da Terra como uma das maiores expressões da CPT. Enfim, a Romaria da Terra reabastece a nossa fé para a luta do cotidiano. E assim dizia o saudoso Dom Jose Maria Pires: “A nossa Romaria começa na terra e só termina no céu”.

 

Rafael Reginaldo, do Assentamento Dona Helena e agente pastoral da CPT em João Pessoa. 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br