Trabalhadores rurais fazem manifestações na capital alagoana para celebrar o Dia
- Detalhes
- Categoria: Noticias
A mobilização reúne cerca de 2000 pessoas ligadas à Comissão Pastoral da Terra, MST e MLST.
Os movimentos do campo de Alagoas e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizarão mobilizações conjuntas até amanhã, 26.07.2006, para comemorar o Dia do Agricultor. Reunindo trabalhadores rurais sem-terra e assentados, as manifestações no centro de Maceió aglutinam aproximadamente 2000 pessoas, oriundas de todas as regiões do Estado.
Segundo a coordenação da CPT Alagoas, às 15h de hoje, o governador Luís Abílio receberá uma comissão representativa das entidades para discutir a pauta conjunta de 15 itens, que tem como principal ponto o mapeamento fundiário do Estado. O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) receberá as entidades em audiências separadas, de modo que os trabalhadores possam apresentar as demandas específicas de cada área, além das reivindicações de cunho político, como a celeridade nos processos de desapropriação e legalização das áreas reivindicadas por posseiros.
A Comissão Pastoral da Terra será recebida pelo INCRA às 13h de hoje. Encerrando a programação do dia, às 19h, será exibido o filme Tabuleiro de cana, xadrez de cativeiro – um documentário produzido pela CPT Alagoas sobre as condições de vida e trabalho dos cortadores de cana, dando ênfase ao processo migratório do qual fazem parte e o aliciamento para o trabalho escravo nas usinas de Mato Grosso.