Acampados na Mata Norte bloqueiam BR-101 e reivindicam desapropriação das áreas
- Detalhes
- Categoria: Noticias
Aproximadamente 200 trabalhadores rurais sem-terra bloquearam, há cerca de 1 hora, a BR-101, na altura do município de Messias. Os manifestantes reivindicam a desapropriação das propriedades ocupadas ou a transferência das famílias acampadas para uma área permanente.
De acordo com Jailson Tenório, coordenador da CPT na Mata Norte, as famílias estão montando um acampamento na rodovia, onde devem permanecer até que o poder público encaminhe uma solução para o conflito.
O bloqueio reúne famílias dos acampamentos: Flor do Bosque, em Messias (onde as famílias estão acampadas há quase oito anos); Mumbuca e Bota Velha, em Murici; Pedra Redonda, em São José da Laje; São Sebastião, em Joaquim Gomes e Sítio Gordo, em União dos Palmares.
No acampamento Flor do Bosque, uma das primeiras áreas acompanhadas pela CPT no Estado, a aquisição da propriedade para assentamento das famílias foi um compromisso assumido em 2004 pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. Em abril do ano passado a solução do conflito foi assumida pelo Governo do Estado.