“Água é vida” é um documentário produzido pela Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí (CPT-PI). A produção traz um registro do projeto Preservação das Nascentes e Matas Ciliares na região dos Cerrados Piauienses. Como o avanço do agronegócio está contribuindo para a destruição das nascentes? E de que forma as comunidades do campo podem se mobilizar para preservar esse bem natural e essencial para vida? Confira:
(Fonte: CPT Piauí)
A Comissão Pastoral da Terra no Piauí (CPT-PI), com o apoio do Fundo Clima de Desenvolvimento (Brot für Alle e Fastenopfer), vem realizando um trabalho de recuperação de nascentes e conservação de matas ciliares junto às comunidades de Várzea Grande e Nova Santana, no município de Cristino Castro, e Rio Preto, em Bom Jesus, no estado do Piauí.
Esse trabalho surgiu a partir de discussões realizadas com famílias dessas comunidades sobre questões relacionadas ao meio ambiente, quando o tema mais abordado sempre era o desaparecimento de nascentes e desmatamentos das matas próximas aos rios, riachos e brejos.
Diante dessa problemática, inicia-se então uma discussão com as comunidades. Quais as causas da morte dessas nascentes e consequências para a vida das comunidades e para a natureza? Assunto que foi melhor trabalho durante um seminário realizado no município de Bom Jesus. Desse seminário, como encaminhamento, foi destacada a necessidade de um trabalho de recuperação de nascentes e proteção de mata ciliar.
Para contribuir na realização desse trabalho, a CPT Piauí elaborou um projeto junto ao Fundo Clima de Desenvolvimento, que permitiu a realização de oficinas de recuperação de nascentes, construção de viveiros para mudas, produção de mudas, encontros com setores do poder municipal, e acompanhamento do projeto junto às comunidades.
Dessa experiência, a CPT em parceria com ComRádio do Brasil realizou uma sistematização através do documentário “Água é Vida”, que retrata a situação de escassez de água causada pelos grandes projetos e alternativas de recuperação dessas nascentes e matas ciliares.
Confira o documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=jxJ5Hb1mjC4