Neste ano a Comissão Pastoral da Terra (CPT) fez memória de suas histórias de luta em defesa dos povos do campo, das florestas e das águas através da Campanha #CPT40Anos. Isso porque, como o tema da campanha nos conta, entre julho de 2015 e julho de 2016 marcou-se o aniversário de 40 anos de atuação da Pastoral da Terra no Brasil.
Foram realizadas diversas ações de comunicação, de formação e celebrações durante 2016 com a participação de agentes pastorais, colaboradores, parceiros e, principalmente, camponeses e camponesas que lutam diariamente para ter seus direitos básicos garantidos. Em abril deste ano, por exemplo, os primeiros lançamentos da publicação Conflitos no Campo Brasil - relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro - foram realizadas, simultaneamente, em Brasília e Marabá (PA), em memória aos 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás.
Através das redes sociais e do portal da CPT a movimentação foi intensa. Publicações temáticas e séries de conteúdo foram divulgadas ao longo dos meses pautando temas como o resgate da memória da Pastoral da Terra, as Mães e Mulheres camponesas, informações sobre os conflitos no campo, a diversidade da cultura camponesa, entre outras pautas. O dia 1º de junho marcou o lançamento oficial dessa campanha, ocorrido em Mariana (MG) em solidariedade às comunidades atingidas pelo crime ambiental cometido naquela região.
Vale destacar, também, que a campanha extrapolou as portas e porteiras da CPT e contou com o apoio de diversos militantes, intelectuais e artistas engajados nas lutas camponesas. João Pedro Stédile, Leonardo Boff, Letícia Sabatella, Osmar Prado e Leonardo Sakamoto foram algumas das personalidades que demonstraram publicamente apoio ao trabalho da Pastoral da Terra.
Por último, porém, não menos importante, é preciso ressaltar que a Campanha da CPT colocou em prática projetos e ações que tem o objetivo de colaborar com a sustentabilidade financeira da Pastoral. O desenvolvimento de um novo portal, a confecção de produtos e o lançamento da Loja Virtual da CPT, pretendem se tornar fonte de recursos exclusiva para a manutenção dos trabalhos da Pastoral da Terra pelo Brasil.
A nossa luta continua
Como não poderia deixar de ser, é chegada a hora do encerramento das atividades que compuseram, juntas, a Campanha #CPT40Anos. Foram meses de trabalho árduo de centenas de homens e mulheres que somaram esforços para dar visibilidade às lutas que, rotineiramente, se tornam invisíveis. Todavia, com o fim desse período temático, o aprendizado recolhido nos aponta que esses esforços não podem cessar e a luta deve continuar. A Comissão Pastoral da Terra segue com seu trabalho nas trincheiras camponesas de nosso país e, também, com ações que visem apoiar financeiramente esta atuação.
Seja Companheiro/a da CPT:
Para contribuir com a continuidade deste trabalho, a Pastoral da Terra lança hoje a campanha permanente ‘’Seja Companheiro/a da CPT’’, que está relacionada ao trabalho de sustentabilidade da organização. O objetivo dessa ação é reunir pessoas que estejam dispostas a acompanhar e contribuir, não necessariamente financeiramente, com o trabalho da CPT. Quem se cadastrar receberá periodicamente informações sobre o andamento dos projetos e campanhas da CPT, materiais de formação, vídeos, sorteios, convites e, também, ficará por dentro de como colaborar e se integrar com essas histórias da forma que puder.
Para se tornar um/a companheiro/a da CPT basta se cadastrar preenchendo seus dados abaixo. Todo o procedimento de cadastro e participação nesse grupo é gratuito.