Uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins (CPT), o documentário “Matopiba” retrata a realidade das comunidades camponesas, quilombolas e indígenas atingidas pelo Plano de Desenvolvimento Agropecuário Matopiba, localizadas na chamada última fronteira agrícola do Brasil.
Depoimentos de trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - os quatro estados de abrangência do PDA Matopiba - evidenciam como as famílias do campo já sofrem os impactos dos monocultivos de soja, eucalipto, milho, com a exploração do Cerrado, com a destruição dos rios e o uso indiscriminado de agrotóxico.
O documentário “Matopiba” denuncia a eminente destruição total do bioma Cerrado e os conflitos por terra ocasionados por grandes projetos como o PDA Matopiba e a construção de barragens. Este Plano do Governo Federal não é algo novo. É, simplesmente, a continuação de uma lógica de “desenvolvimento” que ignora os povos do campo e das águas. O documentário não tem a intenção de seguir o caminho de apenas dizer. O vídeo apresenta as riquezas do Cerrado, das comunidades e a esperança na voz das pessoas. Por isso acreditamos que é necessário resistirmos juntos. Enquanto houver vida haverá esperança!