Em Pernambuco, camponeses e camponesas reocupam área griladas por latifundiários
- Detalhes
- Categoria: Noticias
Cerca de 31 trabalhadores e trabalhadoras rurais ligados/as á Comissão Pastoral da Terra ocuparam nesse dia 10 de agosto de 2007, por volta das 6h da manhã, a Fazenda Cachoeira dos Guilhermes, localizada no município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco. Cerca de trinta e duas famílias vinham reivindicando a oito anos do INCRA a vistoria dos imóveis que compõem a área de Cachoeira dos Guilhermes e a área devoluta que os latifundiários utilizavam indevidamente com benefício próprio.
As famílias dos camponeses que reocuparam a área nasceram e morreram nessas terras, mas nunca tiveram direito a nada. A reocupação foi motivada pela inoperância e morosidade do INCRA na falta de agilidade nos processos de notificações e vistorias dos imóveis da região.
As famílias aproveitaram cercaram a área que foram griladas pelos latifundiários, parcelaram e começaram a produzir na área. Os trabalhadores testemunham que os proprietários sempre usando indevidamente essas terras desmatando e devastando a Área e que O NCRA e o IBAMA nunca tomaram nenhuma atitude quanto a isso.
Os trabalhadores ainda afirmam que tal ato não impõe neles a omissão e o comodismo de não reivindicarem as outras áreas que sempre vinham reivindicando e que o INCRA sempre se justificou a não agilidade no processo de vistoria.
CONTATO: CPT PAJEU (87) 3838 1964