GREENPEACE ITALIA - 11 de novembro 2014
O Parlamento Europeu votou, esta manhã, para dar aos Estados Membros uma base jurídica sólida que lhes permita proibir, nos seus territórios, o cultivo de OGM.
Em Bruxelas, o Parlamento realmente emendou o acordo alcançado pelo Conselho da UE em junho, que continha muitas falhas e era contrário ao voto expresso no Parlamento anterior. As alterações melhoram significativamente o texto deixando para trás a orientação pró-OGM, que tinha sido o resultado da pressão do governo britânico.
O Parlamento da UE reintroduziu o direito dos Estados-Membros de proibirem o cultivo de OGM por razões ambientais, e limitou o papel central que os ministros da UE queriam dar às empresas de biotecnologia.
A questão não está concluída. Concluídas não estão tampouco as insídias.-. o Parlamento, a Comissão e os governos, nas próximas semanas, deverão efetivamente iniciar as negociações, para que o texto definitivo da nova lei possa finalmente ser realizado.
O voto de hoje fornece, aos Estados membros, sólidas bases legais para banir a cultivação de OGM, e dificultar o esforço das empresas de biotecnologia de constrastarem as proibições nacionais nos tribunais, agora o papel da presidência italiana será decisivo para fazer com que a proposta de lei não seja adulterada e o texto não se transforme em um cavalo de Troia durante as negociações em sede europeia. Nós vamos em frente: ser livre de escolher uma agricultura sustentável, ecológica e livre de Ogm é um direito de todos!