O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) José Graziano da Silva informou, no dia 12 deste mês de junho, que o Papa Francisco irá visitar a sede da agência no dia 20 de novembro para participar na segunda Conferência Internacional sobre Nutrição.
A FAO e a Santa Sé sempre mantiveram boas relações desde a fundação da agência, após a segunda Guerra Mundial. Desde a transferência da FAO dos Estados Unidos para Roma, em 1951, é tradição que os pontífices participem das mais importantes assembleias da organização e publiquem mensagens pelo Dia Mundial da Alimentação: assim fizeram Papa Paulo VI, S. João Paulo II, o Papa emérito Bento XVI e, mais recentemente, a 16 de outubro de 2013, o Papa Francisco.
O diretor-geral da FAO prestou declarações à Rádio Vaticano considerando que a relação com a Igreja tem sido programática e de colaboração com as ações pastorais da Igreja como por exemplo a Pastoral da Terra.
A segunda Conferência Internacional sobre Nutrição acontecerá 22 anos depois da precedente e será organizada pela FAO e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a FAO, nestas mais de duas décadas, os progressos na redução da fome e da subnutrição foram inaceitavelmente lentos. A FAO estima que entre 2011 e 2013 mais de 842 milhões de pessoas não tiveram acesso à alimentação adequada no mundo; cerca de 45% das quase 7 milhões de crianças mortas tiveram causa ligada à subnutrição e, atualmente, 99 milhões de crianças são subnutridas. (RS)
FAO destaca papel da Igreja no combate à fome e agradece apoio do Papa
- Detalhes
- Categoria: Noticias