Goiás247_ O bispo emérito de Goiás, Dom Tomás Balduíno, 90, que se recupera bem de um tratamento cardíaco em Goiânia, recebeu na segunda-feira (11) um telefonema de solidariedade do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que desejou boa recuperação ao religioso.
Maduro falou com Dom Tomás por celular, ressaltou sua admiração pela trajetória religiosa do bispo e reconheceu a contribuição que Dom Tomás na luta pelas causas sociais, com destaque para o apoio à aos índios latino americanos.
Desde sábado (9) um grupo de índios do Tocantins, das etnias Xerente, Krahô e Krahô-Kanela, acompanha de perto, em frente ao Hospital Anis Rassi, a recuperação de Dom Tomás. Os índios já fizeram ritual pelo restabelecimento do religioso e alguns ainda permanecem no local.
Dom Tomás é um dos fundadores do CIMI, Conselho Indigenista Missionário, que introduziu um novo modo de presença e atuação da igreja junto aos povos indígenas, com respeito às suas culturas, costumes e tradições. O bispo também presidiu a emblemática Comissão Pastora da Terra (CPT), que promove ações pela reforma agrária em âmbito nacional.
O religioso foi hospitalizado no dia 1º de novembro em Ceres, no interior de Goiás, após uma severa arritmia cardíaca o levar à inconsciência. Ele foi transferido no final da tarde de quinta-feira (7) para a UTI Cardiológica do Anis Rassi, unidade de referência em tratamento cardíaco no Centro-Oeste. Ele já deixou a UTI e agora se recupera num quarto do hospital.
Dom Tomás, que e portador da doença de Chagas e de um marcapasso, recebeu atendimento cardiológico especial. A expectativa é de que tenha alta nos próximos dias.
Do sitio Brasil 247