A partir de hoje, dia 20, até o próximo dia 22, a Comissão Pastoral da Terra - Regional Nordeste II realiza a sua XV Assembleia Regional, no Santuáro Santa Fé, município de Arara/PB. Cerca de 100 pessoas estarão presentes, entre trabalhadores e trabalhadores rurais, representantes de comunidades tradicionais e atingidas por grandes projetos de desenvolvimento, além de agentes pastorais da CPT, religiosos e um grande número de jovens camponeses. A Assembleia é a instância máxima decisória da CPT Nordeste e acontece a cada três anos.
Com o tema “O profetismo da CPT na Igreja e na sociedade”, a XV Assembleia Regional, pretende ser um momento de autocrítica da prática política, metodológica e ecumênica da CPT nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – que compõem o Regional Nordeste II. Na ocasião, os participantes pretendem identificar as mudanças significativas e emblemáticas que ocorreram no campo no último triênio e refletir sobre o papel da CPT frente aos novos desafios sociais e eclesiais. A partir das discussões, serão definidas as principais linhas políticas e de trabalho para os próximos três anos. Na ocasião, também será eleita a nova coordenação da Pastoral.
Homenagem à Margarida Maria Alves - A XV Assembleia acontece poucos dias depois da data que marcou os 30 anos da morte da líder sindical paraibana Margarida Maria Alves, assassinada no dia 12 de agosto de 1983, no município de Alagoa Grande. Margarida era presidenta do Sindicato de canavieiros e canavieiras do município de Alagoa Grande, na Várzea da Paraíba. Por sua postura combativa, Margarida foi alvo de várias ameaças de morte durante sua permanência frente ao movimento sindical do estado. “Da luta eu não fujo” e “é melhor morrer na luta do que morrer de fome”, eram as respostas dadas por Margarida aos que tentavam dissuadi-la de denunciar as injustiças cometidas pelos Usineiros e de lutar pela Reforma Agrária. Entre os movimentos sociais do campo, costuma-se dizer que Margarida Maria Alves, mártir da luta camponesa, não foi enterrada, mas “plantada”: uma semente fecunda de muitas lutas e de novas militâncias.
Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste II
Fone: (81) 3231.4445
Renata Albuquerque
Fone: (81) 9663.2716