Cerca de 500 camponesas e camponeses, membros de mais de 150 organizações de 70 países de todo o mundo se encontrarão de 6 a 13 de junho, em Jakarta, na Indonésia, para a 6ª Conferência Internacional da Via Campesina. O evento será precedido pela Assembleia Internacional de Jovens e da Assembleia Internacional de Mulheres.
Essas conferências internacionais, que acontecem a cada quatro anos, são a instância máxima de tomada de decisões coletivas, de debates e de construção de uma agenda comum de mobilização do movimento camponês.
Durante os oito dias da 6ª Conferência Internacional, os camponeses do mundo analisarão a conjuntura internacional, no marco da luta dos e das camponesas, além de analisar o impacto da apropriação de terras, da economia verde capitalista, do agronegócio, das multinacionais e das políticas neoliberais, em detrimento da Soberania Alimentar, da Terra, da Água, das Sementes, da Biodiversidade e da reprodução da Vida.
A cerimônia de abertura da 6ª Conferência será no dia 9 de junho e reunirá milhares de participantes e personalidades nacionais e internacionais.
Ao longo de 20 anos, Via Campesina realizou cinco conferências mundiais, na Bélgica (1993), no México (1996), na Índia (2000), no Brasil (2004) e em Moçambique (2008).
Essas atividades são de lutas e resistências dos povos de todos os continentes e fortalecem o movimento camponês em nível mundial.
Programação
6-7 de Junho: Assembleia Internacional de Mulheres
8 de Junho: Assembleia Internacional de Jovens
10-12 de Junho: VI Conferência Internacional da Via Campesina
13 de Junho: Visita a uma Aldeia Camponesa em Sukabumi.
Fonte: Via Campesina Internacional