Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nesta segunda-feira, dia 26 de dezembro, faleceu uma das mais históricas lideranças sindicais do Estado, Euclides Nascimento. Conhecido por sua trajetória de luta, voltada para os povos do campo, Euclides foi fundador e ex-presidente da Fetape, na década de 60 liderou o movimento sindical rural de Pernambuco, atuando nos primeiros sindicatos rurais do Estado.

 

Se dedicou por mais de 50 anos à luta pela Reforma Agrária no estado, antes mesmo do surgimento do Incra e do Estatuto da Terra. Morre sem ver realizado o sonho da partilha da terra, o sonho da Reforma Agrária na Zona da Mata. No entanto, ele estava mais convicto do que nunca, como escreveu em um cordel para a campanha pelo Limite da Propriedade de Terra, “Ou o Brasil acaba com o latifúndio, ou o latifúndio acaba com o Brasil”. O seu legado nos desafia e anima a seguir a luta pela Reforma Agrária em nosso país.

 

A Comissão Pastoral da Terra se solidariza com os familiares, a Fetape e todos os camponeses e camponesas que lutam por uma vida digna. Partilhamos a poesia, escrita por Plácido Junior, da CPT, em homenagem ao camponês, poeta e lutador, Euclides Nascimento.

 


SEMENTE CAMPONESA

 

Quem tanto lutou pela terra sabe o valor que ela tem.

Lutou contra sua concentração e sua privação.

Lutou para defendê-la dos perversos monocultivos.

Lutou contra seu envenenamento.

Sempre cuidasse da Terra, camponês: para vê-la partilhada, diversa e sadia.

 

Hoje é a terra quem te acolhe como um dos filhos mais nobres.

Sabedora que a tua luta, tua vida, teu exemplo trará bons frutos, hoje, é ela quem cuida de ti.

Hoje, a Mão terra te acolhe como semente, semente de um novo amanhecer, como uma semente camponesa.

 

Poema escrito no dia da acolhida, pela Mãe Terra, da semente camponesa, Euclides Nascimento, um dos mais belos homens que já conheci.

 

27.12.2011

Plácido Junior

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br