Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Desde o dia 8 até esta próxima quinta-feira, dia 13 de outubro, a localidade de Ojo de Água ao sul de Santiago del Estero, na Argentina, recebe o Décimo Primeiro Acampamento Latino-americano de Jovens. O encontro está a cargo do Movimento Nacional Campesino Indígena (MNCI). Participam delegações de organizações que conformam a Coordenadora Latino-americana de Organizações do Campo (Cloc) e Via Campesina, além de outras organizações argentinas, da América Latina e Europa.

 

Nos cinco dias do Acampamento, os jovens participarão de debates, os jovens participarão de debates, intercâmbios de saberes, experiências e estratégias em produções de alimentos, para a Soberania Alimentar e a Reforma Agrária Integral. "Com a mística juvenil campesina, indígena e afrodescendente se compartilhará, debaterá e trabalhará os olhares coletivos desde a solidariedade, as lutas transformadoras de atitudes, criadoras do novo homem e da nova mulher em uma sociedade justa e equitativa”, se assinala na Convocatória.

 

Sob o lema "Todos fazemos o acampamento”, os organizadores apostam em um trabalho grupal para aprofundar a perspectiva de intercâmbio. A cooperação entre os jovens compreende desde as comissões de trabalho, como limpeza, mística, infraestrutura, até as discussões. A metodologia proporciona o intercâmbio de temas e materiais. "Após um tempo de debate se fazem devoluções em plenário de forma dinâmica, criativa e alegre”, se explica na Convocatória.

Para a Cloc-Via Campesina, é fundamental a realização de momentos como este, tendo em conta que "a juventude enfrenta o recrudecimento dos despojos, da repressão e da contra-ofensiva do império”. Isso ocorre em um quadro de situação em que "a juventude é protagonista dos processos de mobilização social, no fortalecimento das organizações campesinas, populares e de povos originários e afrodescendentes”.

Nesse sentido, acredita-se que o acampamento "permite uma maior consciência da responsabilidade da juventude, que a cada ano cresce, disseminando a defesa da agricultura campesina, a dignidade e o bem estar dos povos”. Para servir de exemplo à juventude campesina no caminho de formação ideológica e técnica, o encontro terá, como parte de sua programação, a realização de um ato especial para o egressos da escola de Agroecologia.

Reunião da Juventude Cloc – Via Campesina

De 4 a 6 de outubro, os jovens da Cloc – Via Campesina de diversos países reuniram-se na Universidade Campesina do MNCI para "avaliar e dinamizar os acordo políticos e linhas de ação surgidas da III Assembléia de Jovens da Cloc – Via Campesina, realizada no Equador em outubro de 2010”, de acordo com a Declaração Política da Juventude, elaborada na ocasião desse encontro.

Algumas das reflexões e compromissos, declarados na Carta, foram: impulsionar a Campanha Mundial da Juventude da Via Campesina, continuar o trabalho na linha de formação, ver a comunicação como um objetivo estratégico, continuar realizando o Acampamento Latino-Americano de Jovens, ratificar a necessidade de construir a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), dentre outros.

Leia, na íntegra, a Declaração Política da Juventude da Cloc-Via Campesina das América: http://www.adital.com.br/jovem/noticia.asp?lang=PT&cod=61118

Para mais informações: http://www.cloc-viacampesina.net/index.php

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br