Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Os moradores da comunidade do Povoado Ouricuri, da Zona Rural de Atalaia, aliados às famílias organizadas no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), reivindicam condições estruturais para a região, que agrega um dos maiores números de assentamentos e acampamentos do Estado. Cerca de 300 trabalhadores estão agora mobilizados na BR-316 (próximo ao posto de Polícia Rodoviária Federal) para cobrar do Governo do Estado e Incra a conclusão de estradas e da Eletrobrás (distribuição Alagoas) a regularização do abastecimento de energia.

 

 

Em questão estão a estrada principal de acesso ao Povoado Ouricuri, a qual depende do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-AL) para ser concluída, e as estradas já iniciadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que dão acesso aos assentamentos Varese, Brasileira, Ipê Amarelo e São Macário. Estas últimas apresentam, segundo Débora Nunes da Direção Nacional do MST, “situação mais crítica, em que crianças têm de se deslocar à pé por cerca de 5 a 8 km para ir a escola”.

Com relação à Eletrobrás, a reivindicação é pela regularização do abastecimento de energia elétrica, que, segundo os trabalhadores, é sempre oscilante. “Falta energia constantemente, já tendo ficado por até 5 dias sem eletricidade em algumas áreas”, relata a dirigente. A articulação para mobilizar a comunidade aconteceu entre o MST e a Associação de Moradores do Povoado Ouricuri, que sofrem de situação comum na região.

O pano de fundo das reivindicações é a necessidade de infra-estrutura para assentamentos de Reforma Agrária poderem produzir, escoar a produção e viverem com dignidade em seus territórios. As famílias necessitam, além do acesso à terra, de assistência técnica qualificada e condições infra-estruturais básicas como distribuição de água e energia, estradas e pontes de acesso, escolas, postos de saúde, tudo de responsabilidade do Poder Público em todas as esferas (do municipal ao Federal).



Outras informações:
82 9916 8547
82 8725 8333
Rafael Soriano
Assessoria MST-AL

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br