Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nesta terça-feira, dia 17, cerca de 150 trabalhadores/as rurais de Pernambuco se unem a outros representantes da categoria de todo o Brasil, na Esplanada dos Ministérios, para  no Grito da Terra Brasil 2011. A abertura oficial da mobilização, que é organizada pela Contag e, em Pernambuco, conta com a Articulação da FETAPE e seus Sindicatos filiados, está prevista para 14h30, em frente ao Congresso Nacional, onde a tônica política será a pressão para a votação do Código Florestal.

Em seguida, os sindicalistas se concentram às 16h, em frente ao Ministério da Fazenda. Na pasta do Grito, que traz como tema Por um Brasil sustentável, sem fome e sem pobreza, a categoria reivindica o desbloqueio (descontingenciamento) de recursos das políticas públicas fundamentais para a agricultura familiar. Este ano, a Confederação pede o aporte de R$ 26 bilhões ao Governo Federal. Os recursos destinam-se ao assentamento de 20 mil famílias pelo Plano Nacional de Crédito Fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos e Habitação Rural (PNHR), entre outros itens da pauta.

Representantes da FETAPE estão em Brasília desde a semana passada participando do processo de negociação junto a vários ministérios e diferentes órgãos do governo. No dia 1o de abril, a pauta do Grito, com quase 200 reivindicações, foi entregue à presidenta da República, Dilma Rousseff, durante audiência no Palácio do Planalto. Entre os pontos abordados estão o combate à pobreza rural e às desigualdades de gênero e geração, questões ligadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental, geração de riquezas e reforma agrária, entre outros.

Entre as várias reivindicações expostas pelos Trabalhadores e Trabalhadoras de Pernambuco, está a ampliação do Projeto Dom Helder Câmara, que tem ações direcionadas principalmente para a região semiárida. Na quarta-feira, está prevista a audiência entre a presidente Dilma Rousseff e a direção da Contag, às 15h, no Palácio do Planalto.

O Grito da Terra Brasil (GTB) possui um caráter reivindicatório e é o principal evento da agenda do movimento sindical do campo, reunindo anualmente milhares de trabalhadores/as rurais de todo o País em Brasília. A manifestação se transformou em instrumento fundamental para a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), desde sua formulação e após sua aprovação, em 1998.

 

 

Com informações das Assessorias de Comunicação da Contag e da FETAPE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br