Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Trabalhadores e trabalhadoras rurais, de áreas de assentamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), na  região da Mata Norte do estado, encontram-se acampados na sede do Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Recife.  Os agricultores e agricultoras, que ocuparam o Incra na manhã de hoje, dia 21, cobram do Instituto agilidade nos processo de liberação de créditos para habitação, além de denunciarem o descaso do Estado com a Reforma Agrária.

 

 

As famílias dos assentamentos Nova Canaã, Ismael Felipe, Chico Mendes I e II, desde 2005 reivindicam do INCRA a liberação de credito habitação e sofrem com o descaso e a burocracia para verem suas casas construídas. De acordo com Mariana Fernandes, trabalhadora rural, atualmente são cerca de 60 famílias que estão sem habitação. A trabalhadora rural ressalta que as famílias moram em casas de taipa e de lona, sob péssimas condições. Além disso, eles reivindicam a solução de outros problemas de infra-estutura, assistência técnica e liberação de créditos.  

Os agricultores e agricultoras foram recebidos por representante do INCRA, que na ocaisão afirmou que, em documento interno assinado pelo presidente do Instituto, a ordem é suspender todas as atividades e viagens das equipes às áreas por falta de verba. Ainda assim, afirmou que o INCRA irá se comprometer em enviar uma equipe aos assentamentos, na próxima quarta-feira, dia 23, e dar encaminhamento ao processo necessário para a construção das casas.

Os trabalhadores e trabalhadoras, em assembleia realizada no Tórgão, no fim da manhã de hoje, definiram por permanecer acampados no Instituto até que o problema seja resolvido. “A gente tem que dizer para o Brasil todo que o trabalhador está cansado de ser enganado. Não sairemos daqui até que  uma comissão do Incra vá nos assentamentos resolver os problemas”, afirmou o trabalhador rural José Cicero de Melo, do assentamento Chico Mendes I.  Uma nova reunião, desta vez com o superintendente do INCRA, Abelardo Siqueira, será realizada com o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras  hoje a tarde, a partir das 15h, na sede do Instituto.



Contatos com a imprensa:
Mariana Fernandes – Trabalhadora Rural
Fone: (81) 9209.8435
Flávio Nunes – Trabalhador Rural
Fone: (81) 9675. 8651
Fátima Fernandes – Trabalhadora Rural
Fone: (81) 9767. 0408

 

 

Comissão Pastoral da Terra - Regional NE II

Fone: (81) 3231.4445 - (81) 9663.2716

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br