Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Internacional

Estudantes de Engenharia em Agroecologia celebraram, entre os dias 5 e 10 de outubro,  o quarto aniversário do Instituto Universitário Latinoamericano de Agroecologia Paulo Freire (IALA), localizado no estado de Barinas – Venezuela. Os estudantes comemoraram com uma semana de atividades em homanagem à Che Guevara.

Para Dirceu Pelegrino, da Coordenação Politica Pedagogica do Instituto, Che é um testemunho de amor e compromisso pelo povo. “Seu idealismo sensibiliza, inspira  e contamina os estudantes  dos vários paises da América latina participantes do Curso”.


Vídeos, músicas e depoimentos sobre a vida do grande revolucionário, que lutou contra o capital e  o império, fizeram parte do evento. Os/as estudantes também realizaram a festa da colheita do milho, com um jantar de integração latino americana. Na ocasião, cada país participante fez o prato popular com o milho, tornando o cardapio do jantar diversificado e rico culturalmente.    

Pelegrino acrescenta que “os estudantes concretizam a homenagem ao Che no dia-a-dia da escola, através do trabalho voluntário de formação nas comunidades vizinhas ao IALA, das ações de solidariedade ao povo do Haiti e na prática dos valores humanistas e socialistas”.

O programa do curso de Engenharia em Agroecologia do IALA é ancorado no tripé acadêmico, político e produtivo. De manhã, os estudantes participam de aulas teóricas e na parte da tarde seguem para o trabalho prático. Uma vez por semana os/as estudantes fazem trabalho nas comunidades vizinhas ao Instituto, intercambiando experiencias e conhecimentos. Nas férias do meio do ano, os educandos e educandas realizam o tempo comunidade, momento em que ficam um mes nas comunidades. Neste ano, oito estudantes ficaram 40 dias no Haiti, realizando trabalho de solidariedade na reconstruçao daquele país.

História do IALA

O IALA Paulo Freire  é  resultado de um acordo realizado entre o Governo Bolivariano da Venezuela e  a Via Campesina Internacional. A primeira turma teve início em 2006.

O Curso é o de Engenharia  em Agroecologia e é destinado a filhos e filhas de camponeses, indígenas e afro-descendentes que estão organizados nos movimentos sociais da América Latina e organizações ligadas à Via Campesina. Dentre as várias atividades já realizadas ao longo desses quatro anos, pode-se descatar  a celebraçao do convênio entre Instituto Nacional de Ciências Agrícolas – INCA Cuba/ IALA, que permite a realizaçao de cursos curtos, onde os membros da comunidade IALA e camponeses das comunidades vizinhas vão à Cuba aprender e conhecer as experiências da Ilha Socialista. Estas atividades contribuem no melhoramento do campo de experimento da Escola, com plantio de milho, arroz, feijão, batata, macaxeira, horta e criação de animais . A meta é que o campo, além de servir  para as práticas do curso,  possa garantir a alimentação dos estudantes e que o excedente seja comercializado. Na próxima etapa o IALA planeja pesquisar espécies de sementes para organizar um banco de sementes nativas da América Latina e investir no processamento de alimentos.

De Marluce Melo, da CPT NE II

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br