A atividade acontece há sete anos em Maceió, apresenta a produtividade em áreas da reforma agrária e promove a integração entre camponeses e a sociedade
“Plantar, colher e repartir” é o lema da Feira Camponesa, que é um dos projetos mais importantes da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas. Existe há sete anos e busca promover a desconstrução de preconceitos relacionados aos sem-terra e demonstra na prática a importância da reforma agrária. A 13ª edição acontecerá nos dias 13 a 16 de outubro na Praça Afrânio Jorge, conhecida por Praça da Faculdade, localizada no bairro do Prado na capital alagoana.
A pastoral social vinculada à Igreja Católica é a única que realiza a feira duas vezes ao ano, nos meses de junho e outubro. “Nós começamos com apenas 25 barracas e atualmente contamos com 130. Essa é a oportunidade dos acampados e assentados de várias partes do Estado, mostrarem os resultados dos seus trabalhos e dialogarem com a sociedade. E também demonstra a necessidade de limitar as grandes propriedades rurais e investir ainda mais nos pequenos agricultores, pois são eles que realmente produzem o que chega em nossas mesas”, declarou Carlos Lima, coordenador estadual da CPT.
A atividade já se tornou uma referência para a população maceioense devido a infra-estrutura, organização e a diversidade de produtos agropecuários. Serão comercializados alimentos livres de agrotóxicos como: feijão de corda, batata doce, macaxeira, inhame, banana, laranja, limão, cana caiana, abacaxi, coco, melancia, abóbora, mamão, coentro, couve, alface, chuchu, cebolinha, fava, amendoim, dentre outros. Também terá a venda de animais, mel do sertão, doces, ovos de capoeira e artesanato.
Os visitantes ainda poderão conferir a produção artesanal de farinha e beiju em uma casa de farinha instalada no local, além de degustar as refeições regionais no restaurante camponês; ouvir a programação variada da rádio-poste Caminho da Roça, inclusive, o programa Café Camponês (8h às 8h30), pois foram convidados para os dias 13 a 15, respectivamente: os candidatos ao Governo de Alagoas Ronaldo Lessa e Teotonio Vilela; e Alessandra Costa, Superintendente Adjunta do INCRA-AL.
Todas às noites, artistas locais sobem ao palco para mostrar o seu talento. A atividade é aberta ao público, confira a programação cultural abaixo:
13/10/10 (quarta-feira)
19h – Grupo Arco da Velha
21h – Chau do Pife
14/10/10 (quinta-feira)
19h – Samba de Todos os tempos
21h – Trio Nó Cego
15/10/10 (sexta-feira)
19h – Trio Nó Cego
20h30 – Bingo de um carneiro
21h – Guilla e banda
16/10/10 (sábado)
19h – Deyves e banda
21h – Pinóquio do Acordeon
SERVIÇO
13ª Feira Camponesa
Dia: 13 a 16 de outubro
Local: Praça da Faculdade – bairro do Prado em Maceió (AL)
Horário: Das 6h às 23h
Mais informações: (82) 9126-1532 / 8831.3231 / 9127-5773
CPT realiza 13ª Feira Camponesa após feriadão
- Detalhes
- Categoria: Noticias