Os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e a Fetape realizaram, de 21 a 23 de agosto, o 16º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais da Zona da Mata de Pernambuco, no Juvenato Maria Auxiliadora, município de Carpina. O evento contou com a presença de 400 delegados, representantes da CONTAG, da CPT Nordeste 2, do DIEESE e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego .
O 16º Congresso teve como tema esse ano o Trabalho Decente com Saúde e Segurança e como finalidade a elaboração da pauta de Reivindicações da categoria e as estratégias de ação para fortalecer a Campanha Salarial 2009/2010.
O representante da CONTAG, Antônio Lucas, falou sobre as campanhas salariais no Centro-Sul, que ocorreu entre abril a maio, da falta de políticas públicas para os assalariados, como, programa de habitação, PIS e seguro desemprego e da falta de uma reforma agrária.
A representante do DIEESE, fez uma análise do cenário econômico nacional da crise global do capitalismo, mas salientando que para o setor sucroalcooleiro não é ruim, pois, o preço do açúcar e álcool está bom. Já Paulo Mendes, representante do Ministério do Trabalho e Emprego que informou que Pernambuco é o estado com maior numero de trabalhadores escravos resgatados. De até julho foram libertados 396 trabalhadores nos canaviais pernambucanos.
No segundo dia do congresso os delegados debateram a situação nos canaviais e o cenário econômico do setor e elaboraram a proposta da pauta de reivindicação que será discutida nas assembléias nos sindicatos da zona da mata no dia 13 de setembro com a participação de todos os cortadores de Cana da Região. Posteriormente, a proposta aprovada nas assembléias será entregue ao patronado e protocolada no Ministério do Trabalho e Emprego.