As atividades de formação acontecerão em cinco municípios da Zona da Mata Norte do estado. Hoje (13), as ações acontecem em Macaparana, amanhã (14), no município de Ferreiros. Já no dia 15, as atividades acontecerão em Lagoa de Itaenga, e em seguida, Chã de Alegria (16) e no distrito de Macujê (dia 17). Todos esses municípios são marcados pela concentração de terra, pelo trabalho degradante e pela devastação do meio ambiente, causados pelo modelo de produção do açúcar e do álcool no estado.
Os camponeses assentados e integrantes das equipes da CPT seguirão pelas ruas dos municípios e, através de um "porta a porta", entregarão materiais da campanha "De olho aberto para não virar escravo", além de outros materiais educativos preparados pela CPT. O objetivo da jornada é dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras rurais e com toda a comunidade local sobre os males causados pelo monocultivo da cana, as violações dos direitos trabalhistas e as formas de cobrá-los. A ação também é realizada para que os trabalhadores compartilhem experiências comuns e vislumbrem um novo modelo de desenvolvimento para Zona da Mata de Pernambuco, baseado na partilha da terra, com a realização da Reforma Agrária para produção de alimentos.
À noite, será exibido em cada município, o documentário "Do Bagaço à Liberdade". Produzido pela CPT e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, o vídeo retrata a transformação da vida de trabalhadores rurais, que antes eram submetidos ao regime de trabalho escravo no monocultivo da cana na zona da mata, mas que a partir da organização e luta pela Reforma Agrária, hoje são trabalhadores rurais assentados.
Trabalho Escravo na Zona da Mata - Dados surpreendentes de Trabalho escravo nas Usinas de cana-de-açúcar foram divulgados nos últimos meses. Em fevereiro desse ano o Grupo Móvel de Fiscalização contra o trabalho escravo do Ministério do Trabalho realizou visitas em várias usinas e engenhos da Zona da Mata Norte de Pernambuco e encontrou várias irregularidades. Na Usina Cruangi foram resgatados 252 trabalhadores rurais em regime de escravidão, dentre eles, 27 menores de idade. Nas últimas semanas, a Comissão Pastoral da Terra tem recebido várias denúncias de desrespeito trabalhista envolvendo a Usina Cucaú, no município de Rio Formoso, zona da mata sul do estado.
Sem Reforma Agrária não há libertação!
Serviço:
O que? Jornada de formação dos canavieiros e canavieiras da Zona da Mata de PE
Quando e onde?
Dia 13/04: Município de Macaparana
Dia 14/04: Município de Ferreiros
Dia 15/04: Município de Lagoa de Itaenga
Dia 16/04: Município de Chã de Alegria
Dia 17/04: Distrito de Mucujê
Hora: Todos os dias, a partir das 14h.
_______________________________
Comissão Pastoral da Terra - NE II
Setor de Comunicação
Renata Albuquerque: (81) 9254.2212 / 3231.4445
www.cptpe.org.br