Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de cem famílias de trabalhadores rurais sem terra ligadas à Comissão Pastoral da Terra, ocuparam na manhã de hoje (07), a sede do Instituto de Pesquisa Agropecuária do Estado de Pernambuco (IPA), localizado no município de Sertânia, sertão do Estado.

07 de abril de 2008

Os manifestantes reivindicam agilidade no processo de vistoria e desapropriação na área de Cachoeira do IPA, que a principio era destinada ao desenvolvimento de pesquisas com pragas na plantação de palmas, mas que encontra-se sucateada e improdutiva. Desde 2003, aproximadamente 25 famílias ocupam a área com o objetivo de reivindicar o uso das terras improdutivas para fins de Reforma Agrária, entretanto, o Governo do Estado solicitou, desde então, por diversas vezes a reintegração de posse da terra, deixando as 25 famílias em situação de calamidade.

Os trabalhadores relatam que já estão sendo ameaçados por quatro homens encapuzados e armados que rondam a área com motos, neste momento. Segundo valdeni Venceslau, da CPT Pajeú, ameaças de despejo pela Policia Militar já foram comunicadas aos sem terra. As famílias permanecem no local, resistindo às ameaças e reivindicando do Governo do Estado uma audiência junto a Superintendência do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) e o IPA para solução dos problemas das famílias acampadas.

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra - Pajeú

Denis Venceslau

Fone: (81) 9259.5175 / (87) 3838.1964

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br