Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

40 Trabalhadores Rurais do Acampamento Irmã Dorothy ocuparam na manhã desta terça-feira (17), a prefeitura de Itaquitinga, mata norte de Pernambuco, reinvindicando cestas básicas, atendimento de primeiros socorros e a presença da prefeitura para diálogo.

Histórico

Os trabalhadores e trabalhadoras do acampamento Irmão Dorothy são em sua maioria ex-empregados do proprietário do Engenho Veneza e aguardam às margens do imóvel o julgamento do recurso do INCRA, no Tribunal Regional Federal, para que seja realizada a vistoria do imóvel que está improdutivo e que o mesmo seja destinado à reforma agrária.

O proprietário do engenho, Carlos Arimá, já foi denunciado pela prática de trabalho clandestino, pela falta de segurança do trabalhador na aplicação de agrotóxico - sem o EPI (Equipamento de Proteção Individual) -, por crime ambiental e pelas ameaças de expulsão e de morte dos posseiros. Todas essas denúncias estão sendo apuradas pelo Ministério Público do Trabalho, IBAMA, Ministério Público Estadual e Polícia Civil.

Em janeiro deste ano, os acampados Antônio Manuel da Costa e Valmir Francisco da Silva foram presos após impedirem, junto com outros sem-terra, que um trator, identificado pelos mesmos como de propriedade do Engenho Veneza, destruísse a lavoura e a casa de um dos sítios dos posseiros do engenho. Os trabalhadores foram libertos após intervenção dos advogados da Comissão Pastoral da Terra.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br