Estão intensas as reuniões para discussão da pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2010. As negociações, que se iniciaram no último dia 03 de maio, ainda não se encerraram e reuniões estão agendadas até a próxima semana. Mas, o grande dia da mobilização será mesmo na próxima quarta-feira (12), quando são esperados cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras das federações de trabalhadores rurais de todo o país, na mobilização que acontece anualmente em Brasília. Até o momento, as comissões de negociação da Contag já se reuniram com representantes do INCRA, SDT, SRA, Ministérios da Integração, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, Previdência, Educação, Relações Exteriores, Esportes, Trabalho, Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura, Pesca e da Fazenda, além da Câmara de Deputados Federais e Senado. Para a próxima segunda, os encontros prosseguem com os Ministérios da Previdência, Minas e Energia, Cidades, Educação, Saúde e Senado federal.
Os principais pontos da pauta de reivindicações do GTB 2010 são a publicação da portaria de atualização dos índices de produtividade rural, o aumento da renda dos agricultores e agricultoras familiares e a aprovação de uma legislação ambiental específica para a agricultura familiar. O presidente da Contag, Alberto Broch, chamou a atenção para a necessidade de o governo aumentar os recursos para o programa Mais Alimentos.
“A diretoria da Fetape já está em Brasília, acompanhando todo o processo e garantindo conquistas para os rurais de Pernambuco”, registra Doriel Barros, presidente da Fetape.
Setor de Comunicação da Fetape
Maria do Carmo: 92259740
Ronaldo Patrício: 92257198