O Acampamento, organizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT NE2), será um espaço de reflexão e troca de experiências relacionadas à participação social, protagonismo juvenil, espiritualidade da juventude e organização política e produtiva dos jovens e das jovens camponeses. Além disso, pretende discutir também a problemática ambiental, a participação dos jovens nos processos agroecológicos e nos espaços de controle social e políticas públicas para a juventude.
Na atividade, estão programadas a realização de debates sobre a juventude camponesa, agroecologia, soberania alimentar, Reforma Agrária, meio ambiente, entre outros. Também serão realizados espaços para a socialização de experiências desenvolvidas pela juventude em áreas de assentamento e acampamento da Reforma Agrária na região do sertão de PE, oficinas, além de um planejamento das ações da juventude, como forma de fortalecer a organização dos jovens do campo no sertão do estado.
Para Luciana Galdino, integrante da equipe da CPT do Pajeú, a expectativa é que o Seminário possa ser um espaço de troca de experiência entre a juventude, um espaço de acúmulo e de transformação coletiva. “Criar forças, fortalecer a juventude, acreditar cada vez mais que nosso fortalecimento político e organizativo pode transformar a realidade que nós, jovens do campo, vivemos: a realidade imposta pelo agronegócio, pelo latifúndio. E podemos contribuir na luta por um mundo justo, igualitário e digno para os trabalhadores e trabalhadoras” afirma.
A idéia da realização deste Acampamento surgiu em 2008, quando mais de cem jovens, reunidos no I Seminário da Juventude Rural, em afogados da ingazeira, debateram formas de fortalecimento da organização da juventude camponesa. Segundo Luciana, desde o início do ano, os/as jovens vêm se articulando nas áreas, promovendo debates e encontros e contribuindo para a realização deste Acampamento.
Programação:
Sexta-feira, dia 13/11:
Tarde:
- Chegada, credenciamento e acolhida
Noite:
- Mística de abertura
- Apresentação da programação do evento
- Organização interna / Acordo de convivência
Sábado, dia 14/11:
Manhã:
- Mística/Oração
- Carrossel de Experiência:
1- Viveiros de mudas (monte alegre)
2- Ecofogão e Mandalas (LDB)
3- Artesanato de Palha (Pereiros)
4- Rede/PAA/Projeto algodão /Comercialização (Pajeu Mirim)
- Seminário: Juventude Camponesa e Agroecologia
Tarde:
- Oficinas
- Debates:
1- Soberania alimentar e sementes transgênicas (Deoclécio e Sandreildo – CPT)
2- Meio Ambiente e Crise Ambiental (Afonso/PDHC)
3- Juventude Camponesa e Reforma Agrária (PJR – Nacional)
4- Créditos e Políticas Públicas para a Juventude (Diaconia)
Noite:
- Celebração da vida/ Noite cultural
Domingo, dia 15/11:
Manhã:
- Apresentação dos encaminhamentos das oficinas (Síntese das Oficinas)
- Avaliação
- Mística de encerramento
Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra – Pajeú
Denis Venceslau
Luciana Galdino
Fone: (87) 3838-1964