Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Mais de 270 km2 de floresta foram derrubados em agosto deste ano na Amazônia Legal. A informação é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Depois de um ano em queda, o desmatamento voltou a crescer na região e está concentrado em áreas de responsabilidade da União. O aumento da devastação, conforme ambientalistas previam, é resultado da aprovação da Medida Provisória 458 neste ano. Conhecida também como MP da Grilagem, a lei busca regularizar as ocupações fundiárias pertencentes a nove estados brasileiros que possuem áreas de floresta amazônica. Para isso, lançou o projeto Terra Legal, que pretende – por meio de um cadastramento simples – regularizar a situação de 300 mil posses de terras públicas até 2011.

Segundo a Imazon, o Pará é o atual líder do desmatamento. Ao todo, 67 milhões de hectares de terras na Amazônia serão doados da União para particulares – o equivalente a soma dos territórios da Alemanha e da Itália.

Para especialistas, serão os grileiros e não os pequenos posseiros os maiores beneficiados com a medida. Os pequenos posseiros ocupam apenas 28% da área total e expressam a posse de mais de 90% dos imóveis. O restante – 72% – é ocupado por grileiros, que ocupam grandes áreas de terras públicas.

Fonte: Radioagência NP

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br