Para debater o tema, esteve presente o Professor Doutor Carlos Walter Porto Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense, além do Padre Thiago Thorlby e Plácido Júnior, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), e integrantes da Cátedra Gilberto Freire da UFPE e o MST.
Os participantes debateram sobre a importância política da territorialidade no discurso da Reforma Agrária, a relação entre democracia e Reforma Agrária e os conflitos agrários relacionados ao modelo de produção do agronegócio – em particular, o monocultivo da cana de açúcar.
Homenagem ao Professor Manuel Correia de Andrade - A aula inaugural homenageou o professor emérito da UFPE, Manoel Correia de Andrade, já que nesta data – 03 de agosto – foi comemorado 87 anos de seu nascimento. O professor era responsável pela Cátedra Gilberto Freyre da Universidade, membro da Academia Pernambucana de Letras e publicou dezenas de títulos que contribuíram para a fomentação do pensamento geográfico e sociológico no país e para uma ciência voltada para os anseios do povo. O professor morreu em 22 de junho de 2006. A sua atuação junto com os movimentos sociais de luta pela terra foi de fundamental importância para pensar a ciência e a academia a serviço do povo brasileiro.
A atividade foi realizada pela Cátedra Gilberto Freire, Comissão Pastoral da Terra, UFPE, e com o apoio da Via Campesina e MST.
Setor de comunicação da CPT NE 2