Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de 30 famílias camponesas ocuparam a fazenda Baixa Funda na última sexta-feira (19) por volta das 20 h, distante 2 km da cidade de Messias, localizada na BR 104, na zona da mata alagoana. Os trabalhadores rurais recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) e ficarão no local por tempo indeterminado.


 

Os trabalhadores rurais vão começar a produzir suas culturas agrícolas na fazenda Baixa Funda e exigir a desapropriação das terras

 


A fazenda apresenta apenas a monocultura de cana de açúcar, e não existe a confirmação sobre o verdadeiro o proprietário. Um morador se diz o dono, mas ainda não apresentou qualquer documentação, e também, os donos da Usina Utinga Leão afirmam que o imóvel foi arrendado por eles. Enquanto isso, a área fica na maioria das vezes sem acompanhamento.

Os camponeses de origem humilde são moradores das adjacências que trabalham no corte da cana e lutam por melhores condições de trabalho e de vida, além da efetivação da reforma agrária no país. Eles estão acampados no local e vão começar a trabalhar na terra, para produzir macaxeira, feijão e batata; e reivindicar oficialmente a desapropriação das terras para a implantação de um assentamento.

 

Mais informações: 9127-2364 (Jailson) / 3221-8600 (CPT-AL)

 

 

Comissão Pastoral da Terra – Alagoas

Setor de Documentação e Comunicação

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br