Entidades de defesa do meio ambiente fazem, nesta terça-feira (02), uma mobilização no Senado Federal. As entidades são contra a Medica Provisória (MP) 458, que deve ser votada pelos parlamentares ainda nesta terça. A mobilização faz parte da Jornada de Luta pelo Meio Ambiente, que acontece entre os dias 1° e cinco de junho, nesta que é a semana do meio ambiente. A MP 458 permite a União transferir, sem licitação, ou seja, por processos simples, terras de sua propriedade na Amazônia Legal com até 1,5 mil hectares. As entidades chamam a Medida de a “MP da Grilagem”. O coordenador do Instituo Socioambiental (ISA), Raul do Valle, explicou porque os ambientalistas são contra a Medida.
“O nosso temor é que se essa Medida Provisória for aprovada, da forma como está, ela venha a estimular que grileiros se apropriem ou legitimem a sua apropriação dessa terra, em detrimento daqueles que deveriam ser os verdadeiros beneficiários, que são os agricultores familiares, os caboclos e os quilombolas da Amazônia. Mas, colocar terras nas mãos daqueles que vão usar para especular, para vender essa terra um pouco mais adiante, nós entendemos que não faz sentido nenhum.”
Na sexta-feira (05), dia Mundial do Meio Ambiente, será divulgada uma lista de vencedores do Prêmio Parlamentares Amigos e Inimigos da Amazônia/2009. A premiação vai informar quem são os deputados federais e senadores que se destacaram na defesa da Amazônia, bem como os que mais contribuíram para a destruição deste bioma.
Fonte: Radioagência NP
Entidades ambientalistas fazem mobilização contra aprovação da MP 458
- Detalhes
- Categoria: Noticias