A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) reúne-se nos próximos dias 15 e 16/4. Além de pedidos de autorização de importação de sementes, a comissão irá deliberar sobre a liberação comercial de 45 variedades de sementes transgênicas de soja, milho, feijão e cana-de-açúcar resistentes ou tolerantes a agrotóxicos, insetos e vírus. As sementes avaliadas são de propriedade de Monsanto, Dow AgroSciences, Alellyx Apllied Genomics, Coodetec, Embrapa Arroz e Feijão e DuPont do Brasil - Divisão Pioneer Sementes.
Há duas semanas, os membros da CTNBio decidiram adiar a votação do pedido de liberação do arroz transgênico da Bayer, o Liberty Link 62, até que mais pareceres técnicos sejam apresentados. O arroz só deverá entrar novamente na pauta de votação no segundo semestre deste ano.
A precaução em aprovar o arroz transgênico destoou do ritmo adotado pela comissão desde o início de 2008. No Brasil, já estão liberadas para comercialização seis variedades de alimentos transgênicos: uma de soja e cinco de milho. Criada há 10 anos, comissão avaliou apenas cinco processos até 2007. Porém, somente em 2008, a CTNBio aprovou sete licenças para a comercialização de sementes transgênicas. Entre as transnacionais agraciadas pelas liberações estão Monsanto, Bayer, Syngenta, Fort Doghe, Boehringher Ingelheim e Intervet.
Também durante o ano passado, a comissão liberou 12 experimentos de campo com variedades transgênicas de eucalipto, última etapa da pesquisa antes do pedido de uso comercial.
Siio MST, 08/004/09
Mais 45 novos transgênicos podem ser liberados pela CTNBio
- Detalhes
- Categoria: Noticias