Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na manhã desta segunda-feira, dia 30, entidades ligadas à Via Campesina e centrais sindicais realizaram, no Recife, o ato em defesa da classe trabalhadora e contra a crise econômica mundial e o desemprego. A manifestação compõe a Jornada Internacional Unificada contra a Crise e acontece em várias partes do mundo e em todas as capitais brasileiras hoje, dia 30. A realização da Jornada foi definida na Assembléia dos Movimentos Sociais, durante o Fórum Social Mundial de Belém/PA, em janeiro passado.

 

Na capital Pernambucana foram mais de 20 entidades, centrais sindicais e movimentos sociais envolvidos na construção do ato.  Os manifestantes se concentraram em frente à Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).  Portando faixas e bandeiras com dizeres contra o desemprego, pela manutenção dos direitos, pela reforma agrária e pela mudança na política econômica os manifestantes seguiram até o Palácio das Princesas, onde uma comissão formada por representantes das entidades presentes entregaram uma carta ao Governo do Estado.

Efeitos da Crise – No último trimestre do ano passado e os primeiros meses deste ano já apontaram para o povo brasileiro a gravidade da crise econômica internacional e os prejuízos para a classe trabalhadora. Nesse período, o PIB despencou 3,6%, o maior recuo desde 1996. Entre os meses de outubro a janeiro foram registrados quase 800 mil fechamentos de vagas segundo dados do Caged.

 

 

Setor de Comunicação da CPT PE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br