O Projeto Sementes da Vida – Sementes Crioulas – Patrimônio dos Povos deu início no a série de dez Oficinas de Formação de comunidades e famílias agricultoras do estado. A primeira aconteceu na sede da Fetaepe, em Ribeirão, na Mata Sul, no último dia 13. Teve troca de experiências, roda de diálogos, avaliação da realização do projeto nos Polos Sindicais, além de apresentação de diagnóstico de campo. |
O Projeto Sementes da Vida – Sementes Crioulas – Patrimônio dos Povos deu início no a série de dez Oficinas de Formação de comunidades e famílias agricultoras do estado. A primeira aconteceu na sede da Fetaepe, em Ribeirão, na Mata Sul, no último dia 13. Teve troca de experiências, roda de diálogos, avaliação da realização do projeto nos Polos Sindicais, além de apresentação de diagnóstico de campo.
Durante a Oficina da Mata Sul foi destacado pelos participantes a importância da atividade como um momento de trocar experiências e vivências relacionadas a produção, conservação e disseminação de sementes crioulas. Segundo o diretor de Política para Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais, Adimilson Nunis, discutir as sementes crioulas é fundamental, especialmente após a realização da 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, quando foi assinado uma portaria para criação do Programa Nacional de Sementes e Mudas que, juntamente com a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), provocarão uma elevação na demanda por sementes e mudas, principalmente as crioulas.
A oficina contou com a participação da diretora de Política para o Meio Ambiente, Ivanice Melo, o diretor de Política Agrícola, Antonio Neto, que falaram sobre o olhar da Fetape sobre a importância do cultivo, armazenamento e disseminação das sementes crioulas para fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco. Também participa das oficinas a representante do Conselho Fiscal, Rosenice Nalva, assessores/as da diretoria e de Polos Sindicais e técnicos/as do Projeto.
Confira a agenda das próximas Oficinas: 19/10 - Sítio Marrecos, Lagoa de Itaenga, Mata Norte 21/10 - Comunidade Sítio Alto Vermelho, em Manari, Sertão do Submédio São Francisco 24/10 – Comunidade Chapada do Sergipe, Dormentes, Sertão do São Francisco 25/10 – Comunidade Água Branca, Santa Cruz, 26/10 – Comunidade Flor do Campo, Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão Central 27/10 – Comunidade Retiro, sede da Associação São José do Egito, Sertão do Pajeú. |
Projeto de preservação de sementes crioulas promove oficinas em Polos Sindicais de Pernambuco
- Detalhes
- Categoria: Meio Ambiente