Jovens de comunidades apoiadas pela CPT nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco seguem promovendo ações de fortalecimento da juventude camponesa no estado. Um exemplo disso foi a realização do 6º Acampamento da Juventude, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de março, no assentamento Socorro, em Iguaracy. Ali, mais de cem jovens reuniram-se para celebrar a memória e a luta de suas comunidades e para debater sobre o papel da juventude na comunidade, na terra e no território.
Na ocasião, eles e elas refletiram sobre diversos assuntos, como: educação do campo, agroecologia, mulheres, geração de renda, além do tema da Campanha da Fraternidade de 2023 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Fraternidade e fome - Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14.16)”. A programação também foi marcada pela apresentação do grupo de dança e percussão “Zumbi”, formado por jovens quilombolas do município de Mirandiba.
Durante o acampamento, os jovens realizaram uma caminhada pela comunidade em memória ao companheiro e agente pastoral da CPT, Padre Tiago Thorlby, que fez sua passagem no dia 03 de abril de 2022, há cerca de um ano. Durante o momento, os/as jovens plantaram mudas de Baobá para fazer referência àquilo que o Padre Tiago sempre estimulou nas comunidades: plantar árvores, construir comunidades.
"Eu achei muito bom e produtivo o acampamento da juventude, aprendi bastante. Foi bom falar sobre onde os jovens moram e sobre os direitos que temos, plantar Baobá, entre outras coisas importantes. Temos que lutar para viver em um mundo melhor. Eu amei o acampamento e espero vivenciar outros”, comenta a jovem Tereza, do assentamento Cachoeira dos Guilhermes, situado em Sertânia.
Setor de comunicação da CPT NE2