Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Dia de São José, celebrado nesta quinta-feira (19) em João Pessoa (PB), comemora também o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, com a realização de uma feira de Serviços e Produtos Orgânicos da reforma agrária.Essa é a terceira versão do evento, que é realizado desde 2013 com o objetivo de despertar a população para o consumo de produtos saudáveis. A feira conta com cerca de 100 produtores e produtoras de alimentos in natura e beneficiados, além de artesanatos vindos de várias regiões do estado. Os produtos comercializados são produzidos pelas famílias assentadas, de forma orgânica, sem utilização de agrotóxicos, e demonstram a diversidade que agricultura familiar promove.

 

 

Assim, quem visitar a feira terá a oportunidade de ver uma mostra diversa como mel de abelha, macaxeira, batata, inhame, hortaliças, comidas típicas, ovo de galinha capoeira (que é diferente da caipira), frutas, legumes, entre outros produtos oriundos das regiões do Alto e Médio Sertão, Brejo, Curimataú, Borborema, Zona da Mata Norte e Sul.

 

A atividade é uma promoção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/PB) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto de Assessoria a Cidadania e Desenvolvimento Sustentável (IDS) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Segundo um dos coordenadores do evento, Valdivan Almeida (IDS), “o dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos é um evento fundamental para mostrar à sociedade paraibana o papel que as famílias assentadas tem desempenhado na produção de alimentos saudáveis e na preservação do meio ambiente”. O evento tem como base a Lei estadual 9.781/2012, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio (PT), que institui o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos, com o objetivo de despertar a população para consumo de produtos saudáveis e ambientalmente sustentáveis.

 

 

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br