Tres grupos economicos pernambucanos, Farias, EQM e Usina união se uniram ao grupo ingels ED & F, para a construçao de tres novas usinas de alcool etanol no estado. Todo alcool será exportado pelo terminal do Porto de Suape que é ciontrolado pela trading inglesa. Os grupos brasileiros entrarão com 45 milhões de reais e o grupo ingles com 50 milhões de dolares. As usinas e as exportações devem entrar em operação em 2010. Fonte: ( Jornal Valor economico1 set 08).
2. NOVOS INVESTIMENTOS DA EMPRESA ARYSTA LIFESCIENCE (Japão)
A empresa japonesa Arysta Lifescience é uma das maiores fabricantes de defensivos agricolas no mundo. Ela está presente em 120 países. Sua especialidade sao agrotoxicos para as frutas e verduras. Está no Brasil há quarenta anos. A empresa anunciou de que possui um plano para nos proximos cinco dobrar seus investimentso no Brasil.
Com o plano deve investir numa moderna fabrica no municipio de Salto de Pirapora (SP) . A empresa fatura 300 milhoes de dolares por ano no Brasil, que representa 15% do faturamento mundial. E com os novos investimentos a empresa no Brasil representara 20%.
Tambem estão previstos aumentar o intercambio com sua parceira Volcano, unidade de agrotoxicos que atua na Africa do sul.
Esse plano de investimento se deve a junção que a empresa tem com fundos de investimentos europeu, o Industrial Equity Investements Litmited. O fundo deve investir na empresa ao redor de 2,4 bilhões de dolares.
Apesar de seu faturamento e do controle que tem sobre o mercado de defensivos agricolas para verduras e frutas, a empresa possui no Brasil apenas 220 empregados. (jornal valor 2 de sete 08)
3. Massey Ferguson anuncia trator Flex no Brasil
A empresa transnacional, que domina o mercado mundial de maquinas agricolas,AGCO, proprietária das fabricas de trator no Brasil com as marcas Massey Ferguson, anunciou que nos proximos 18 meses, passara a produzir um novo trator flex. O trator terá motor MWM, e terá as opções duplas de ser movido a oleo diesel e a etanol.. Ou a oleo diesel e a oleo vegetal.
O novo trator ja vem sendo desenvolvido na fabrica de esteio, e foi apresentado a primeira versão de 75 CV, na ultima exposiçao agropecuaria de Esteio.
Os fabricantes dizem que a nova tecnologia permite popupar até 25% do combustivel de oleo diesel atual. O Mesmo motor sera tambem colocado nas colheitadeiras de cana de açúcar, e assim as usinas poderão usar seu proprio combustivel etanol
(jornal valor 2 set 08)
4. EMPRESAS CONSTRUTORAS INVESTEM AGORA EM USINAS DE ALCOOL
O potencial do mercado de agrocombustiveis no Brasil está atraindo agora tambem as gigantes da construçao. Estão em construção no país, nada menos que 100 novas usinas de etanol, que devem estar em, operação at´´e 2012. Os pesos pesados da construção como a CAMARGO CORREA, METODO ENGENHARIA, ODEBRECHT, E QUEIROZ GALVAO, já estão participando de diversas formas. Investem desde parcerias na construçao das usinas, operação, e sociedades diversas.
E a expectativa é que nos proximos anos essas parcerias de investimento se ampliem.
( jornal valor economico 2 de set).
5. ESTRANGEIROS AMPLIAM PLANTIO EM TOCANTINS
Formou-se uma parceria no estado de Tocantins,entre alguns fazendeiros locais e a empresa americana de Chicago Animo International. Pela parceria foi feita uma sociedade em que o projeto Paraiso, será proprietario de 100 mil hectares de terra cultivada com soja, milho etc. O grupo americano investiu 193 milhões de reais, mas podera ampliar seus investimentso, para que até a safra de 2010 sejam cultivados 130 mil ha.
O projeto tem terras nos municipios de Porto nacional, Monte do carmo, Santa Rosa do Carmo, Santa Rosa de Tocantins, Gurupi e São Valerio da natividade.
O Projeto Paraiso, tem total apoio da secretaria de agricultura do governo do estado. Segundo os fazendeiros a ele vinculados, há uma pressa em adquirir mais terras, nessa parceria com capital estrangeiro, pois temem, que com as novas regras do capital estrangeiro, será limitada a compra de terras por eles.
( Jornal Valor 8 de set 2008)
6. SOJA TRANSGENICA AVANÇA e a MONSANTO AGRADECE.
A empresa alemã Kleffmann fez uma pesquisa no Brasil, na atual safra de soja que esta sendo cultivada para o AMIS- Agribusiness Marketing Information Sistems. Segundo o levantamento, nessa safra teremos 58% da area total de 21 milhões ha, cultivada com sementes transgenicas de soja.
Segundo a pesquisa, o Estado rio grande do sul vai cultiva 100% com soja transgenica; Santa catarina 88%. No mato grosso do sul será de 75%. Ja no Mato grosso, o maior estado produtor de soja, a semente transgênica representa apenas 28% da area cultivada.
Nos estados da pre-amazonia, Tocantins usa 40% com semente transgenica, Piaui 24% e Maranhao, 23%. E no estado da Bahia, cultivada sobretudo na regiao oeste ficou com 25% do total.
Segundo a empresa pesquisadora, na regiao do centro-oeste, com o bioma cerrado e na regiao da pré-amazonica, com variedades tropicais, a semente transgênica é menos produtiva do que as sementes convencionais. Por outro lado, ao comparar-se os dados de produtividade da ultima safra , constatou-se de que as variedades convencionais, a nivel geral no Brasil foram 5% mais produtivas, do que as variedades transgênicas. Em meida as variedades convencionais produziram 3 sacas a mais por hectare.
(jornal valor economico 8 set 08)
Comentario: com 58% de 21 milhões hectares, serão 12 milhões de hectares cultivados com sementes transgênicas, monopolio da empresa estadunidense MONSANTO. Por ai, pode-se imaginar quanto a empresa vai luicrar com os royalties de 2% cobrados sobre toda semente usada, independente de aonde foi comprada ou produzida. E quanto a empresa vai lucra com o monopolio do uso do herbicida rounp-ud tambem monopolio da empresa e o unico que se pode usar com a semente de soja transgênica. Toda essa transferencia de renda e dependencia economia e tecnologica para produzir 5% a menos, do que as variedades tradicionais que a EMBRAPA e os agricultores vinham produzindo..
7. A EMPRESA TYSON FOODS ESTA CHEGANDO..
A empresa transnacional de origem Estadunidense TYSON FOODS, maior processadora mundial de carnes de frango, bovina e suina anunciou que finalmente vai iniciar operações no Brasil.
A empresa ja atua em 80 países, possui 104 mil funcionários e fatura 27 bilhões de dolares por ano.
O jornal VALOR apurou de que a empresa adquiriu tres empresas brasileiras e com isso fincará os pesos no mercado brasileiro. Trata-se das parcerias com o FRANGOBRAS instalado em Campo Mourão, (PR) que tinha capacidade de abate para 80 mil aves/dia, e agora com esses investimentos pode chegar a 160 mil dia. A segunda empresa comprada foi o Frigorifico Macedo, de Santa Catarina.
E a terceira empresa a ser adquirida, os executivos da Tyson mantem ainda sigilo.
(jornal valor economico 18 de set 2008)
8. SARA LEE (EUA) COMPRA A EMPRESA CAFE MOKA
A gigante americana sara lee ANUNCIOU a compra da empresa torrefadora de CAFE MOKA, de osasco,SP.
Com essa aquisição a empresa transnacional controla agora as marcas Moka, Pilão, café do Ponto, União, caboclo e Seleto.
A empresa Moka era de propreidade da familia mineira,Soares Ferreira, tradicional no setor desde 1912, e e nao resistiu às pressões.
Para avançar seus negocios no mercado brasileiro, a SARA LEE, tambem fechou acordo com a rede comercial Maratá, de Sergipe, para distribuir seus produtos em todo nordeste.
Os especialistas de comercio de café estão assustados com o processo de desnacionalização do setor e da concentração em poucas empresas. Esse movimento está ocorrendo no Brasil, desde o ano 2000, quando a propria Sara Lee, havia adquirido as marcas Cafe do ponto e Seleto. E com a entrada da empresa Israelense STRAUSS-Elite, que comprou a Santa Clara.
De lá pra ca, houve um crescente processo de concentração e desnacionalização do setor. Hoje há 1.200 empresas torrefadoras no Brasil, mas as dez maiores (quase todas estrangeiras) controlam 70% do mercado nacional.
(jornal valor economico 18 de set 2008)
9. NOBLE GROUP (inglesa)VAI CONTROLAR TERMINAIS GRANELEIROS DE SANTOS-SP
A empresa inglesa com sede em Honk-kong Noble Group anuncou que deverá investir no seu primeiro terminal graneleiro e de açucar no Brasil, a ser construido junto ao porto de Santos.
O terminal terá capacidade de escoar 90 mil toneldas de açúcar ou 73 mil toneladas de grãos. Esse investimento se representara o maior terminal graneleiro do país e da america latina.
A empresa atua em 40 países, possui 400 navios e é considerada umas das gigantes no transporte de mercadorias agricolas do mundo, faturando 23 bilhões de dolares anuais.
No Brasil ela já está presente com uma fabrica de processamento de Café, uma fabrica de fertilizantes quimicos. E está construindo um terminal de produtos liquidos no porto de Maranhão.
O Grupo anunciou tambem de que tem interesse em investir numa Usina de etanol, mas ainda nao se decidiu aonde comprar.
(jornal valor economico 18 de set 08)
10. OUTRAS NOTICIAS CORRELATAS...
a) A empresa Burger King(EUA), segunda maior empresa americana do ramo de fast food, anunciou de que desginou o Brasileiro Claudio Arcuri, para o cargo de diretor senior. O objetivo de nomear um brasileiro para um alto cargo da diretoria, se deve aos planos da empresa de fazer estudos, para entrar no mercado brasileiro e da america latina. A empresa ja tem presença em Sao Paulo com franquia Burger King, porem passa por problemas juridicos.
b) MCdonalds (EUA) atingida pela crise financeira.
A maior rede de lanchonetes fast food dos Estados Unidos, possuindo parcerias com 14 mil unidades de venda, parece começar a entrar em crise.
Seus diretores manifestaram preocupações pois, seus parceiros, perderam a volatilidade necessária de credito, por causa da crise. Estima-se que as unidades do MCdonalds ja perderam com a crise ao redor de 500 bilhões de dolares.
c) GRUPO ACCOR (França) amplia presença no Brasil.
O grupo frances ACCOR, anunciou seu plano de investimentos que preve a construção de 60 novos hoteis da rede no Brasil, ate o ano de 2011. Estao previstos investimentos na ordem de 600 milhoes de dolares.
A empresa atua com diversas modalidades, que vai desde hoteis luxosos ate executivos. E tambem atua com hoteis alugados, em parcerias, e proprios.
A empresa ja administra 146 Hoteis no Brasilnas versões WTorre, Sofitel, Mercure e agora Pulmann.
O Brasil é o quarto maior mercado sob controle da empresa francesa, perdendo apenas para a propria França, Alemanha e Estados Unidos.
d) MAKRO (Holanda) NA PARAIBA
O grupo empresarial holandes lider no comercio atacadista brasileiro inaugurou seu mais recente investimento, a 61 loja do grupo, na cidade de Campina grande, Paraiba. Foram investidos 15 milhões na construçao e 6 em mercadorias. A esrtategia da empresa holandesa é expandir seus negocios agora para o nordeste. A operação começou com cadastramento de 20 mil clientes da cidade.
(jornal valor economico 23 de set 2008)