Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

As mulheres da Via Campesina continuam se mobilizando na Jornada Nacional de luta contra o agronegócio e em defesa da Reforma Agrária e da Soberania Alimentar, que acontece em todo o país na semana do Dia Internacional das
mulheresTrabalhadoras.  Na manhã de hoje (10) cerca de 700 mulheres ocuparam as sedes da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) nas cidades de Petrolina e Petrolândia, ambas no Sertão de Pernambuco.
As agricultoras protestam contra o avanço do agronegócio na região, promovido pelos grandes projetos de irrigação que vêm sendo implantados pela Codevasf na região do Sertão do São Francisco.

O Governo federal, através da Codevasf, está investindo milhões de reais em projetos como a transposição do Rio São Francisco, o Pontal Sul e o Canal do Sertão, para a construção de infra-estrutura de irrigação voltada para o agronegócio. Esses projetos estão desalojando centenas de pequenos agricultores e agricultoras, que passarão a servir de reservatório de trabalhadores assalariados a serviço das empresas de agronegócio que se instalarão nas terras irrigadas.

Por outro lado, camponeses que vivem em assentamentos da Reforma Agrária à beira do Rio São Francisco, não possuem nenhum sistema de irrigação para suas lavouras, e não há nenhum investimento publica para a construção de tais sistemas. Isto é, para o agronegócio, grandes projetos de irrigação. Para o camponês e pequeno agricultor, seca. Além disso, ao contrário do que prega a propaganda oficial, esses projetos não só não levarão água para a população do Sertão, como afetarão negativamente o abastecimento de água ao público da região. A agricultura irrigada intensiva afeta diretamente o abastecimento de água à população porque diminui a quantidade de água disponível.

Em outro protesto 250 camponesas ocuparam, também na manhã de hoje, a sede da Neoernergia, companhia de abastecimento de energia de Pernambuco, em Petrolandia, contra os altos preços da energia.

As mulheres da Via Campesina lutam por soberania alimentar e energética, por um projeto que priorize a produção de alimentos para o mercado interno e que não destrua o meio ambiente. As terras e a água do São Francisco devem ser do povo e não de algumas empresas internacionais.

Mais informações:

Joselita (Petrolina) - tel: 87 - 9618 2231
Áurea (Petrolandia) - tel. 87 - 9932 5955

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br