Em Recife, as entidades e movimentos sociais que estão na organização da consulta popular estão com uma urna aberta na Praça do Carmo (Dantas Barreto), neste momento (14h) até às 17h.
Até o dia 07, serão centenas de urnas espalhadas simultaneamente pelo estado, do litoral ao sertão, e em todo o país, nas escolas, paróquias, sindicatos, associações de bairro, universidades, assentamentos, praças e outros em locais públicos com grande circulação de pessoas. O Plebiscito Popular é fruto da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra, promovida por dezenas de organizações, entidades e movimentos sociais que compõem o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA).
Para Sônia Freitas, da Comissão Pastoral da Terra, além de consultar a população sobre a necessidade de se estabelecer um limite ao tamanho da propriedade da terra, “o Plebiscito tem a tarefa de ser, fundamentalmente, um importante processo pedagógico de formação e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária do nosso país e de impulsionar o debate sobre qual Projeto defendemos para o povo brasileiro.”
Porque Limitar a Propriedade da Terra no país?
O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra será o ato concreto do povo brasileiro contra a concentração de terras no país. A proposta da mobilização nacional é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do FNRA. Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária. Caso a proposta seja aprovada, mais de 50 mil grandes propriedades de terra seriam atingidas no país. Só no estado de Pernambuco, seriam cerca de 1.120 latifúndios, o que significa dizer que aproximadamente um terço das terras no estado seriam democratizadas, ampliando a produção no campo.
Serviço:
O que? Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra
Quando? A partir de hoje, dia 01, até 07 de setembro
Onde? Urnas espalhadas simultaneamente, do litoral ao sertão, em escolas, paróquias, sindicatos, associações de bairro, universidades, assentamentos, praças e outros em locais públicos com grande circulação de pessoas.
Urnas no centro do Recife:
Dia 01, das 14h as 17h - Praça do Carmo (Dantas Barreto)
Dia 02, das 14h as 17h – Em frente ao prédio dos Correios
Dia 03, das 14h as 17h – Na 07 de Setembro.
Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra
Fone: (81) 3231.4445