Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nesta próxima quinta-feira, dia 26, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será realizado um debate sobre a Questão Agrária e o plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra. A atividade acontecerá às 14h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Sociais (CFCH) da UFPE. Estarão presentes no debate representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Terra de Direitos, da Associação dos Geográfos Brasileiros (AGB - seção Recife) e Professores universitários.

O debate será um espaço para envolver a Universidade na pauta do plebiscito e dialogar com os/as estudantes sobre a importância de garantir um limite máximo para a propriedade de Terra no Brasil.

O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra

O Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra será realizado, junto com as mobilizações dos Gritos dos Excluídos e Excluídas, de 01 a 07 de setembro, em todo o país. A proposta do Plebiscito visa pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA). Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária. Caso a proposta seja aprovada, mais de 50 mil grandes propriedades de terra seriam atingidas no país. Só no estado de Pernambuco, seriam cerca de 1.120 latifúndios, o que significa dizer que aproximadamente um terço das terras no estado seriam democratizadas. O Plebiscito, além de consultar a população sobre a necessidade de se estabelecer um limite máximo à propriedade da terra no país, será um importante processo de mobilização e conscientização do povo brasileiro sobre a realidade agrária brasileira.


Mais informações sobre o Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, clique aqui.


Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra

Fone: (81) 3231-4445


 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br