Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A “Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da Reforma Agrária e da Soberania Territorial e Alimentar” foi lançada hoje (dia 22) no Estado da Paraíba. O ato aconteceu em João Pessoa, na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API) com a realização de uma entrevista coletiva. Em seguida, os participantes participaram de um debate sobre a Concentração da Terra no Brasil.

Estavam presentes no lançamento, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, a Assembléia Popular, a CUT, Departamentos da Universidade Federal da Paraíba, o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), entre outras organizações.

A Campanha tem como objetivo inserir um item na Constituição para que a propriedade da terra tenha um tamanho máximo. A proposta do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que coordena a Campanha, é que esse tamanho não ultrapasse 35 módulos fiscais.

Segundo os organizadores, os motivos de pôr um limite máximo ao tamanho da propriedade da terra estão sendo discutidos nas comunidades, nas universidades, nas igrejas, nas escolas, nos movimentos sociais. É uma Campanha educativa, participativa e propositiva, em vista de uma mudança no pensamento e na lei. A campanha está preparando o Plebiscito que acontecerá em Setembro próximo.

De acordo com Tânia Sousa, Coordenadora da CPT e membro do Comitê Estadual, a campanha quer mostrar a concentração de terras no Brasil e debater sobre a necessidade de uma Reforma Agrária que proporcione a Soberania Alimentar. “O limite da Propriedade irá beneficiar as mais de 3 mil famílias sem terra que estão acampadas na Paraíba e mais outras tantas milhares que aguardam a Reforma Agrária”, afirmou.

Tânia também falou que com o limite do tamanho máximo da propriedade da terra e a soberania alimentar irão beneficiar toda população brasileira uma vez que o latifúndio concentra terra, devasta a natureza, produz monocultivos e alimentos com excesso de agrotóxicos que causam danos a população. A população de baixa renda vai ter alimentos saudáveis e a preço baixo. Além de contribuir para acabar com a fome e o desemprego.


A Campanha do Limite da Propriedade já conta com apoio de diversos movimentos e organizações sociais em todo o país, trazendo a Reforma Agrária ao debate nacional e propondo um novo modelo de país, em que se efetive o direito de propriedade para todos, como já garante a Constituição, e não apenas aos poucos nacionais e estrangeiros que se apropriam desse bem de todos.

Em defesa do Limite e da Reforma Agrária, o lançamento da Campanha na Paraíba também será marcado por uma Caminhada a partir das 15h, saindo da Lagoa até o Ponto Cem Réis, locais de conhecidas mobilizações populares de João Pessoa. Esta caminhada pretende dialogar com a sociedade a necessidade de uma verdadeira Reforma Agrária no Brasil.

 

Setor de comunicação da CPT NE II

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br